A DECLARAÇÃO DE LISBOA

Posted by on Jun 4, 2013 in Declarações e Manifestos

Uma das principais missões do ICOM é fornecer às instituições culturais o apoio e ferramentas necessários para enfrentarem ameaças e desafios, desde desastres naturais a cortes orçamentais. No cumprimento desta missão, os Comités Nacionais do ICOM na Europa apresentam The Lisbon Declaration to Support Culture and Museums to Face the Global Crisis and Build the Future (consultar aqui). É o resultado da conferência internacional que se organizou nos dias 5 e 6 de Abril de 2013 no Museu Nacional de Etnologia em Lisboa, intitulada Public policies toward museums in times of crisis.

 

A Declaração de Lisboa é um apelo ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia, aos Parlamentos e Governos dos países da Europa e às autoridades regionais e locais, com o objectivo de defender os museus e as instituições culturais e de chamar a atenção para a situação precária em que estes se encontram, enfrentando ameaças e dificuldades em termos de sustentabilidade económica.

 

Os Comités Nacionais de seis países europeus (Bélgica, Croácia, Grécia, Itália, Portugal e Espanha) juntaram-se ao ICOM Europa neste apelo. Mais tarde, a declaração foi ainda assinada pelos Presidentes dos Comités Nacionais da Noruega, Alemanha, Malta, Roménia e Reino Unido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.