MUSEU DE MOSUL – Comunicado do ICOM Portugal

Posted by on Mar 2, 2015 in Destaques, Notícias

MUSEU DE MOSUL – Comunicado do ICOM Portugal
Nos últimos dias, têm circulado pelas redes sociais imagens chocantes de um grupo de homens destruindo esculturas no Museu de Mosul (Iraque). Imagens que não colocamos aqui visto que é a sua divulgação que pretende o grupo terrorista que as realizou.

As informações mais recentes fazem saber que os nossos colegas iraquianos teriam posto a salvo grande parte da colecção de Mosul no Museu de Baghdad. Assim, grande parte dos elementos destruídos seriam réplicas. Infelizmente, conteúdos importantes da Biblioteca de Mosul não terão tido a mesma sorte, e perderam-se para sempre.
Será necessário algum tempo para determinar o que de facto foi destruído durante estes acontecimentos – e o que foi salvo graças aos profissionais de museus iraquianos, a quem prestamos homenagem.
Nada, no entanto, minimiza o choque ao ver objectos tão violentamente destruídos, sentido por aqueles que, em todo mundo, vêem os museus como espaços de encontro e diálogo de culturas.
Os acontecimentos em Mosul são uma expressão de desprezo pela humanidade, bem como um ataque directo aos valores do Islao tolerante e ao seu contributo para a cultura do mundo.
Comunicados institucionais:
ICOM [apenas em Inglês]
https://icom.museum/press-releases/press-release/article/international-council-of-museums-icom-is-appalled-by-the-intentional-destruction-of-objects-from-t/
UNESCO [EN/FR/ESP/RU/AR/CHI]
http://www.unesco.org/new/en/media-services/single-view/news/unesco_calls_for_mobilization_to_stop_cultural_cleansing_in_iraq/back/9597/#.VPNz_Uv-BuY
Reportagem Channel 4
http://www.channel4.com/news/islamic-state-fighters-smash-historic-statues-in-iraq
Lisboa, 2 de Março de 2015

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.