Projecto Mu.SA – Museum Professionals in the Digital Era

Posted by on Set 28, 2017 in Destaques, Notícias

Projecto Mu.SA – Museum Professionals in the Digital Era

Como é que os museus têm respondido aos desafios das novas tecnologias e do mundo digital? Que competências digitais são necessárias para capacitar os profissionais no processo de transformação digital dos museus? Que novos perfis de trabalho se identificam nesta área?

Estas foram algumas das questões colocadas a 81 especialistas (Grécia, Itália e Portugal) durante a primeira fase do projecto Mu.Sa, que decorreu entre Dezembro de 2016 e Março de 2017. Esta publicação sintetiza os primeiros resultados da investigação desenvolvida e trás à luz do dia um conjunto de questões interessantes sobre a forma como os profissionais de museus terão que lidar com os desafios colocados pela tecnologia no sector cultural.

A par desta publicação, o projecto Mu.SA apresentou também o decálogo para a transformação digital nos museus como resultado da investigação conduzida pelos diferentes parceiros e que tem como pretensão obter a atenção dos museus, profissionais e decisores políticos para as necessidades identificadas pelo projecto para o sector.

O projecto Mu.Sa (2016-2019) tem como objectivo conceber um conjunto de ferramentas educativas que promovam o desenvolvimento de competências digitais nos profissionais de museus. O projecto tem o financiamento da Comissão Europeia através do programa Erasmus +. O ICOM Portugal é um 12 dos parceiros deste consórcio liderado pela Hellenic Open University (Grécia).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.