Workshop ICAMT 2018 em Lisboa

Posted by on Out 30, 2017 in Destaques, Notícias

Workshop ICAMT 2018 em Lisboa

O Workshop do ICAMT Lisboa 2018 relaciona a Arquitetura com a Museologia olhando especificamente para as técnicas museográficas, os museus comunitários e a energia e sustentabilidade. Destina-se a estudantes e profissionais de arquitetura, engenharia, museologia, artes plásticas, curadoria, design e áreas afins.

 

Serão analisadas questões metodológicas, conceptuais e técnicas referentes ao papel da arquitetura na implementação de projetos museológicos, incidindo nas técnicas museográficas contemporâneas, no papel dos museus comunitários na sociedade do século XXI e na necessidade do recurso às energias renováveis como contributo para a sustentabilidade dos museus.

O Workshop visa trazer à discussão estes três eixos temáticos contribuindo para enriquecer e consolidar as boas práticas museais, a valorização profissional e a relação entre os museus e a sociedade

Os três eixos propostos são os seguintes:

1. Técnicas museográficas – papel da arquitetura:

– Em tempos de crise financeira e baixos orçamentos nos museus, de que forma a arquitetura pode produzir soluções museográficas simultaneamente de baixo custo e eficazes na comunicação;

– Utilização inteligente das tecnologias da informação nas técnicas museográficas.

2. Papel dos museus comunitários no seculo XXI:

– Os Museus comunitários na sociedade digital do século XXI;

– Os museus comunitários e a atual sociedade de migrações massivas;

– A responsabilidade, inovação e criatividade da arquitetura nos pequenos museus;

3. Energias renováveis e sustentabilidade dos museus:

-Face às energias renováveis disponíveis, quais as melhores soluções para a sustentabilidade nas suas diversas vertentes, aplicadas aos museus;

– Inclusão da domótica nos museus.

O workshop do ICAMT será realizado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro de 2018.

Para mais informações contactar a organização através do e-mail icamtlisboa2018@gmail.com ou consultar o site do evento em www.icamtlisboa2018.eu.

O ICAMT é o comité internacional do ICOM para a Arquitectura e Técnicas em Museus.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Workshop ICAMT 2018 – informações e programa provisório | ICOM Portugal - […] como havíamos já anunciado em Outubro passado, este mês terá lugar em Lisboa, nos dias 29, 30 e 31,…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.