Lançamento de livro de Emília Ferreira da Coleção Estudos de Museus – DGPC

Publicado por em Nov 15, 2017 em Destaques, Notícias

Lançamento de livro de Emília Ferreira da Coleção Estudos de Museus – DGPC

No âmbito do programa editorial da DGPC, em parceria com a editora Caleidoscópio, a Coleção Estudos de Museus alarga-se à publicação do seu oitavo volume. O lançamento do livro de Emília Ferreira, Lisboa em Festa: a Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola, 1882. Antecedentes de um Museu, a ter lugar no Museu Nacional de Arte Antiga no próximo dia 21 de novembro, às 18.30h.

A 12 de janeiro de 1882, o Palácio Alvor abriu portas à Exposição Retrospetiva de Arte Ornamental Portuguesa e Espanhola. Primeira exposição em Portugal a contar com iluminação elétrica, catálogo com ilustrações e um volume de fototipias, da autoria de Carlos Relvas, envolveu a cidade e o país num momento de entusiasmo cultural. Quando encerrou, em junho desse ano, a exposição tinha sido vista por dezenas de milhares de visitantes, transformando-se no primeiro sucesso massivo de público em Portugal. Dois anos depois, o Palácio Alvor abriria as suas portas ao Museu Nacional de Bellas Artes e Archeologia, atual Museu Nacional de Arte Antiga. É a história desse notável acontecimento cultural do século XIX no nosso país que este livro conta.

O ICOM Portugal congratula a DGPC uma vez mais pela continuidade desta coleção que possibilita um conhecimento mais aprofundado da investigação científica na área da Museologia.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *