Seminário Desafios Digitais para os Museus – Projecto Mu.SA

Posted by on Dez 6, 2017 in Destaques, Notícias

Seminário Desafios Digitais para os Museus – Projecto Mu.SA

No âmbito do projecto Mu.SA – Museum Sector Alliance, no qual o ICOM Portugal participa como parceiro, estamos a organizar conjuntamente com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto e o seu mestrado em Museologia, no próximo dia 11 de Dezembro, um seminário sobre os desafios digitais que os museus enfrentam na actualidade.

O objectivo deste seminário é discutir a realidade portuguesa neste aspecto particular do trabalho nos museus e reflectir sobre que perfis profissionais, tarefas e competências devem incidir as propostas de formação existentes na área da museologia e tecnologia, ou ainda, em áreas de ligação umbilical como a comunicação, mediação e informação. Para tal, partiremos de um conjunto de perfis de trabalho que foram definidos nos primeiros meses de trabalho do projecto Mu.SA que estão sumariamente resumidos no seguinte vídeo:

Para o atingir, o ICOM Portugal e a Universidade do Porto convidaram um conjunto de museus, profissionais do sector, professores universitários e responsáveis na área da cultura que nos irão apresentar alguns casos práticos de desafios enfrentados por museus e outras instituições ligadas ao sector, públicas e privadas, posteriormente discutidos, de forma mais alargada, numa mesa redonda que procurará responder à questão: Que formação e conteúdos para a Cultura Digital?

O ICOM Portugal recorda todos os seus membros e toda a comunidade museológica nacional que a área da Cultura Digital e a formação associada às competências necessárias para responder a novos desafios são aspectos cruciais para enfrentar de forma capaz as mudanças que a introdução e evolução da tecnologia acarretam para os museus. Assim apelamos à participação de todos neste evento que agora organizamos conjuntamente com a Universidade do Porto.

Divulgação do seminário

O seminário será realizado na Sala de Reuniões da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 09:00. A entrada é livre, mas a participação está sujeita à capacidade do auditório.

O programa do Seminário, em PDF, pode ser descarregado aqui.

Para mais informações sobre o seminário ou sobre o projecto Mu.SA poderão contactar com o Alexandre Matos (gestor do projecto pelo ICOM Portugal).

One Comment

  1. Exmo Dr. Alexandre Matos, desde já apresento votos de Boa tarde!

    Gostaria de assistir, na próxima segunda-feira, 11 de dezembro, ao Seminário Desafios Digitais para os Museus – Projecto Mu.SA na FLUP.
    Para esse efeito, necessito de preencher algum formulário de inscrição?

    Sem mais de momento, agradecendo, desde já, toda a atenção,
    Com os melhores cumprimentos,
    Atentamente,

    José Carlos de Castro Amorim

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.