Dia Internacional dos Museus 2018

Posted by on Mai 7, 2018 in Destaques, Notícias

Dia Internacional dos Museus 2018

O ICOM seleciona anualmente o tema do Dia Internacional dos Museus, a sua escolha é feita a partir de assuntos que estão no centro das preocupações da sociedade.

Hiperconetividade é um termo criado em 2001 para designar as múltiplas formas de comunicação dos nossos dias, tais como contacto pessoal (face-to-face), correio electrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet. Esta rede global de conexões torna-se a cada dia mais complexa, diversa e integrada. No mundo hiperconectado de hoje os museus juntam-se a esta nova tendência. Esta é a razão pela qual o Conselho Internacional de Museus (ICOM) escolheu o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” para o Dia Internacional dos Museus 2018.

É impossível compreender o papel dos museus sem ter em conta todas as conexões que protagonizam e possibilitam. Os museus são uma parte integrante das suas comunidades, da sua herança cultural e paisagística e do seu ambiente.

Devido à tecnologia os museus podem hoje alcançar novos públicos, para além do público tradicional, assim como conseguem encontrar novas formas de aproximação das colecções aos diferentes públicos: quer através da digitalização de colecções, como usando elementos multimédia nas exposições ou simplesmente utilizando um hashtag que permite ao visitante partilhar a sua experiência nas redes sociais.

ICOM DIM 2018 Poster Português

Contudo, nem todas estas conexões se devem à tecnologia. Como os museus se esforçam por manter a sua relevância na sociedade, eles centram a sua atenção na comunidade local e nos diversos grupos que a constituem. Como resultado, estes últimos anos assistimos ao nascimento de inúmeros projetos comuns organizados por museus com a colaboração de minorias, comunidades indígenas e instituições locais. Para envolver estes novos públicos e fortalecer as suas conexões, os museus devem encontrar novas maneiras de interpretar e apresentar as suas colecções.

Convidamos todas as instituições culturais portuguesas a juntar-se a esta celebração através da realização de atividades que as aproximem das colecções e dos públicos, explorando todas as conexões com a suas comunidades, herança cultural e paisagem natural.

Poderão descarregar o cartaz em PDF.

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus – Programas e Actividades

 

ICOM (Internacional)

O programa de actividades em museus de todo o mundo, Portugal incluído, está disponível neste site do ICOM.

DGPC

Todas as informações sobre actividades do Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus estão disponíveis neste site da DGPC e podem ser pesquisadas por Concelho e Tipo de Actividade.

Pporto.pt

O Pporto.pt está a desenvolver, tal como vem sendo habitual, um catálogo com as actividades do DIM e da Noite dos Museus que estará disponível em breve de acordo com a informação disponível. Para participar, podem encontrar todas as informações aqui.

Artigo actualizado em 07-05-2018.

2 Comments

  1. Bom dia falo de moçambique da cidade da beira, centro de desenvolvimento comunitario e ambiente. Estamoa num processo de criaçao de um museu das culturas e gostaria de saber se estao abertos a parcerias para nos darem mais subsidios sobre a vossa experiencia na area dos museus, concretamente: constituiçao do acervo, montagem de exposiçao, etc. Meu nome é Simao e pesquisador

    • Caro Simão, o ICOM Portugal está normalmente aberto a estabelecer parcerias com museus e profissionais do espaço da Lusofonia, mas pedia-lhe que enviasse, via e-mail, essa solicitação à direcção do ICOM Portugal através do e-mail info@icom-portugal.org

Trackbacks/Pingbacks

  1. Jornadas de Primavera – um momento de reflexão | ICOM Portugal - […] sobre o actual momento dos museus e seus profissionais em Portugal tendo como perspectiva o tema do Dia Internacional…
  2. ICOM Portugal participa no programa Encontros com o Património dedicado aos museus hiperconectados | ICOM Portugal - […] O Dia Internacional de Museus é celebrado no dia 18 de Maio, todos os anos, desde 1977, ano em…
  3. Noite dos Museus – Sintra 2018 – Collectable Classics - […] International Museum Day / Month in Portugal this may and we are really looking forward to The Noite dos…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.