Divulgação do MOOC do Projecto Mu.SA – Inscrições abertas

Publicado por em Jul 18, 2018 em Destaques, ICOM Portugal, Notícias

Divulgação do MOOC do Projecto Mu.SA – Inscrições abertas

O ICOM Portugal tem o prazer de anunciar a abertura do período de inscrições para o MOOC que será realizado no âmbito do projecto Mu.SA. Enviamos abaixo, traduzido do original, a comunicação do projecto sobre esta importante acção de formação que terá início em Outubro.

 

 

Inscrição no MOOC

É chegada a hora – estão abertas as inscrições para o “Massive Online Open Course” (MOOC) do projecto Mu.SA. Se for um profissional de Museus com vontade de melhorar as suas competências em TI, ou se estiver a pensar em abraçar uma carreira no sector dos museus ou da gestão cultural, então este curso poderá ser uma oportunidade a não perder.

“Essential Digital Skills for Museum Professionals” é especialmente projetado para a comunidade de museus, tanto para profissionais quanto para estudantes, voluntários ou desempregados, que desejam começar ou planear a sua carreira futura no setor de museus. O objetivo do curso é potenciar as competências digitais dos participantes e possibilitar a sua aplicação no trabalho diário nos museus.

O MOOC do projecto Mu.SA é um curso flexível, seguido a um ritmo próprio, que exige o envolvimento do aluno por no máximo 10 horas por semana. O curso é ministrado em 8 semanas e está organizado em módulos que permitirão aos alunos desenvolver um conjunto completo de competências digitais e transferíveis necessárias para o setor de museus. Os tutores on-line irão monitorar, auxiliar e facilitar os procedimentos de formação. Depois de inscritos, os alunos terão acesso a todos os vídeos, questionários e tarefas disponíveis. O curso destina-se a facilitar a participação ativa, a aprendizagem entre pares e discussões abertas entre os participantes.

Após a conclusão deste curso, os alunos serão capazes de desenvolver e usar as competências digitais e transferíveis necessárias para os profissionais que trabalham no setor de museus. Além da capacidade de desenvolver estratégias digitais, conteúdo digital ou usar ferramentas e plataformas digitais, os alunos também desenvolverão competências como gestão de tempo, comunicação, trabalho em equipa, liderança e pensamento criativo.

O curso é gratuito e aberto para todos. O idioma principal do treinamento é o inglês, mas os vídeos são legendados em grego, italiano e português. A plataforma é acessível a qualquer um seguindo um procedimento simples de registro. As inscrições estão abertas até 30 de setembro de 2018.

O MOOC começa em outubro de 2018. Os alunos que concluam o MOOC com sucesso em pelo menos 80% das atividades, poderão continuar sua jornada de aprendizagem, candidatando-se a um curso avançado de especialização com a duração de seis meses. Os alunos selecionados podem escolher formação focada num dos perfis de trabalho emergentes definidos no âmbito do projecto Mu.SA: Gestor da Estratégia Digital, Curador de Colecções Digitais, Developerde Experiências Interativas Digitais e Gestor de Comunidades Online. O grupo de alunos que concluir com sucesso, tanto o MOOC quanto a formação de especialização, fará um período de formação em contexto de trabalho num museu europeu.

Mais detalhes sobre o MOOC estão disponíveis aqui e aqui. Neste vídeoencontrarão informações sobre a jornada de formação e neste site estão disponíveis todas as informações sobre o projeto Mu.SA. Se deseja ser informado sobre as atividades do projeto, assine a newsletter do projecto Mu.SA.

 

Todas as informações relativas ao MOOC serão publicadas no site do ICOM Portugal e no site do projecto Mu.SA.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.