Encontro de Outono 2018 – Museus: os desafios da autonomia

Posted by on Out 4, 2018 in Arquivo de Eventos, Destaques, Eventos, Notícias

Encontro de Outono 2018 – Museus: os desafios da autonomia

“MUSEUS: OS DESAFIOS DA AUTONOMIA”, é o tema escolhido para o Encontro Anual do Conselho Internacional dos Museus /ICOM Portugal 2018, que se realizará em Coimbra, no Museu Nacional Machado de Castro a 15 de Outubro próximo.

O ICOM Portugal procura deste modo incentivar e manter um construtivo debate e uma contínua reflexão, sobre um conjunto de  medidas que vêm sendo insistentemente reclamadas pelos profissionais dos museus portugueses, visando o reconhecimento e a promoção da sua capacidade de gestão, iniciativa e autonomia  museológica, cultural e social.

Pretendemos, através do cruzamento crítico de diferentes olhares e perspetivas sobre os desafios da autonomia,  estimular uma mais ampla perceção das distâncias e dos caminhos a percorrer, das insuficiências legais a corrigir, dos limites administrativos e financeiros a ultrapassar,  procurando enquanto organização profissional, manter uma atitude interventiva e simultaneamente  esclarecida e responsável, de reforço e confiança na  museologia  e nos museólogos portugueses.

As inscrições são abertas, mas limitadas à capacidade da sala no MNMC e devem ser feitas através do e-mail: geral@mnmc.dgpc.pt.

O programa da sessão está disponível abaixo e em PDF (271 KB)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.