Workshop do ICAMT em Milão – Inscrições Abertas

Posted by on Nov 20, 2018 in Destaques, Notícias

Workshop do ICAMT em Milão – Inscrições Abertas

O ICAMT – Comitê Internacional de Arquitetura e Técnicas de Museus do ICOM – Conselho Internacional de Museus, organiza o seu terceiro Workshop sobre Arquitetura e Técnicas Museográficas (Workshop Architecture and Museum Techniques). O primeiro deles ocorreu em São Paulo, em 2016, o segundo em Lisboa, Portugal, em 2018, e a terceira edição será em Milão, na Itália, de 28 de janeiro a 1 de fevereiro de 2019.

O Workshop conta com a colaboração de várias organizações. Será realizado no Auditório do Palazzo Reale, no Politecnico de Milano, na Ordem dos Arquitetos de Milão – e também em vários museus.

 

OS TEMAS ABORDADOS SERÃO:

  1. Sustentabilidade e gerenciamento de museus
  2. Conceito de exposições e design thinking
  3. Impacto da avaliação sobre o controle climático de exposições e edifícios de museus
  4. Reservas técnicas

 

PROGRAMA

O programa detalhado estará disponível assim que todos os palestrantes e visitas estejam confirmados.

 

METODOLOGIA

Trabalharemos neste Workshop com Maddalena D’Alfonso, arquiteta especializada na divulgação de Design de Exposições, que, nos seus 15 anos de carreira acadêmica, desenvolveu uma metodologia inspirada no conceito de coopetição – um neologismo que designa uma estratégia baseada em teorias de interdependência social e em jogos, que busca combinar as características tanto da cooperação quanto da competição.

No período da manhã ouviremos os palestrantes nacionais e internacionais, após o almoço realizaremos trabalhos em grupo coordenados por D’Alfonso, e em seguida faremos visitas técnicas às seguintes instituições: Fondazione Prada, Castello Sforzesco, Cenacolo Vinciano, Pinacoteca Ambrosiana, Museu del 900, Pinacoteca Nazionale di Brera, Galleria D’Arte Moderna e Fondazione Boschi di Stefano.

 

LÍNGUA OFICIAL

A língua oficial do evento será o inglês e haverá tradução simultânea do italiano para o inglês.

 

PARA MAIS DETALHES E INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÕES E TAXAS, VISITE O SITE DO ICAMT:

http://network.icom.museum/icamt/workshops/2019-milano-italy/

 

A organização do evento está a cargo de Alessandra Labate Rosso (icamt2019.workshopmilano@gmail.com), membro do Conselho Internacional do ICAMT, e conta com a colaboração dos demais membros do Conselho.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.