Número especial da “Museum International” com participações de membros do ICOM Portugal

Posted by on Jan 9, 2019 in Destaques, Notícias

Número especial da “Museum International” com participações de membros do ICOM Portugal

A revista Museum International acaba de publicar um número especial dedicado aos museus no mundo digital (n.º 277–278). Este número procura reflectir sobre o modo como os museus têm respondido aos desafios colocados pelo mundo digital. São exploradas várias perspectivas sobre o tema, compreendendo 12 artigos e uma recensão crítica.

A publicação contém três artigos com contributos de membros do ICOM Portugal.

Um artigo assinado por Ana Carvalho e Alexandre Matos sobre os resultados de investigação da primeira fase do projecto Mu.SA – Museum  Sector Alliance relativamente ao caso português: Museum Professionals in a Digital World: Insights from a Case Study in Portugal). Um artigo que se debruça sobre a exploração feita pela equipa do ICOM Portugal, juntamente com os outros parceiros portugueses do projecto, a Universidade do Porto e a Mapa das Ideias, ás necessidades e dificuldades em termos de competências digitais dos profissionais de museus em Portugal e que contribuiu para a criação do MOOC que o projecto Mu.SA abriu no início desta semana (7 de Janeiro de 2019).

Um outro artigo, com a participação de Mário Antas, intitulado Digital Pathways in Community Museums, em co-autoria com Catherine Anne Cassidy, Adeola Fabola, Alan Miller, Karin Weil, Simón Urbina e Alissandra Cummins, que procura avaliar o impacto positivo do desenvolvimento recente das tecnologias digitais nas relações entre os museus, suas coleções e as comunidades que servem.

E ainda um artigo de Helena Barranha (Derivative Narratives: The Multiple Lives of a Masterpiece on the Internet) sobre o potencial criativo das colecções de arte em acesso aberto a partir do estudo de caso da obra The Portrait of Giovanna Tornabuoni (séc. XV) do pintor renascentista italiano Domenico Ghirlandaio, pertencente à colecção do Museo Nacional Thyssen‐Bornemisza, em Madrid.

O número está disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/toc/14680033/2018/70/1-2 (mas apenas os resumos; os membros do ICOM têm acesso integral).

Capa da Museum International

A Museum International (ISSN: 277–278) é uma revista académica (com arbitragem por pares) que promove a partilha de conhecimento sobre museus e património no campo internacional.

A revista é publicada desde 1948 pela UNESCO (designando-se então por Museum) e, desde 1992 em parceria com a editora Wiley-Blackwell. Em 2013, a responsabilidade editorial passou para o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e manteve-se a co-publicação com a Wiley-Blackwell. O primeiro número editado pelo ICOM é de 2014 e foi sobre a paisagem museológica brasileira (253-256). A revista tem desde 2017 um novo grafismo e uma nova comissão editorial. A gestão editorial é assegurada por Aedín Mac Devitt.

A Museum International publica dois números temáticos por ano, em papel e em suporte digital.

O ICOM Portugal incita todos os seus membros, sempre que lhes seja possível, a contibuir com o seu conhecimento, prático e científico, para publicações de caráter internacional como a Museum International que é acessível a uma grande comunidade de especialistas.

Aproveitamos ainda para agradecer a todos os membros que nos façam chegar notícia da publicações de artigos da sua autoria para que sejam divulgadas pelos diversos meios que temos ao nosso dispor.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.