Reunião de Inverno do CIDOC na FLUP

Posted by on Fev 13, 2019 in Destaques, Notícias

Reunião de Inverno do CIDOC na FLUP

Realizou-se, com o apoio do ICOM Portugal, a reunião de inverno do Comité Internacional para a Documentação do ICOM, o CIDOC, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto nos passados dias 7, 8 e 9 de Fevereiro.

Nesta reunião, tal como já havíamos informado, o CIDOC costuma tratar de assuntos regulares de administração do comité, como por exemplo, a organização e participação em eventos relacionados com a especialidade, a apresentação de relatórios e planos dos diferentes grupos de trabalho, a organização e gestão da relação com o ICOM Internacional e as questões de comunicação e interacção com a sua comunidade (membros, parceiros e outras instituições com interesse ou relação com os temas tratados pelo CIDOC).

Membros da direcção do CIDOC
Membros da direcção do CIDOC

Além destes temas, foi também tratada a participação do CIDOC na próxima Conferência Trienal do ICOM, a realizar em Kyoto, no Japão, em Setembro próximo, onde o CIDOC realizará também a sua conferência anual, tal como tem acontecido nos anos em que se realiza a assembleia magna do ICOM. Nesse sentido, o CIDOC aprovou e publicou a chamada de propostas de artigos para a próxima conferência, que abordará o tema “Documenting Culture: a Culture of Documentation” (Documentar a Cultura: uma Cultura de Documentação) que pretende, associando-se ao tema da conferência trienal, reflectir sobre o papel da documentação no futuro e sobre os diferentes papéis que os museus assumem como centros de informação cada vez mais complexa e interconectada.

O último dia de trabalho foi dedicado por inteiro à discussão da visão estratégica do comité para os próximos 10 anos. Uma discussão que se impõe no momento em que o próprio ICOM discute a definição de museu e numa altura em que a tecnologia e as constantes mudanças sociais obrigam a uma revisão constante da forma como guardamos e divulgamos a informação sobre as colecções nos museus. A visão do CIDOC será apresentada, como documento de reflexão, na próxima assembleia geral do comité.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.