Nova definição de Museu

Posted by on Ago 16, 2019 in Destaques, ICOM Portugal, Notícias

Nova definição de Museu

A próxima  Conferência Geral do ICOM realiza-se de 1 a 7 de Setembro próximos em Quioto, no Japão, com Assembleia Geral marcada para o último dia de trabalhos.

Os participantes foram igualmente convidados a participar da Assembleia Geral Extraordinária que terá lugar a 7 de Setembro, para debater e votar uma proposta de nova definição de museu. A definição proposta pode ser consultada aqui.

Não havendo ainda uma tradução oficial, por motivos óbvios, o ICOM Portugal deixa abaixo uma tradução do texto original:

Os Museus são espaços democratizantes, inclusivos e polifónicos, orientados para o diálogo crítico sobre os passados e os futuros. Reconhecendo e lidando com os conflitos e desafios do presente, detêm, em nome da sociedade, a custódia de artefactos e espécimes, por ela preservam memórias diversas para as gerações futuras, garantindo a igualdade de direitos e de acesso ao património a todas as pessoas.
Os museus não têm fins lucrativos. São participativos e transparentes; trabalham em parceria activa com e para comunidades diversas na recolha, conservação, investigação, interpretação, exposição e aprofundamento dos vários entendimentos do mundo, com o objectivo de contribuir para a dignidade humana e para a justiça social, a igualdade global e o bem-estar planetário.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.