Artigo sobre o Projeto Mu.SA sobre museus e a sociedade digital na nova Revista de Museus (RM) da DGPC

Posted by on Nov 15, 2019 in Destaques, Notícias

Artigo sobre o Projeto Mu.SA sobre museus e a sociedade digital na nova Revista de Museus (RM) da DGPC

Foi publicado um novo artigo intitulado “Museus e sociedade digital: realidades e desafios em Portugal” da autoria de Ana Carvalho e Alexandre Matos, respectivamente investigadora e gestor do projecto Mu.SA no ICOM Portugal.

O artigo é parte da edição especial sobre museus e a sociedade digital da recente RM: Revista de Museus, editada pela Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) e foi apresentado a 14 de Novembro no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa, por Emília Ferreira, directora do museu.

Na direcção da revista está David Santos, que é também subdirector-geral da DGPC. Clara Frayão Camacho assegura a coordenação científica e Fátima Faria Roque a coordenação editorial. A revista inclui ainda um Conselho Editorial constituído por Adelaide Duarte, Graça Filipe, José Soares Neves, Manuel Bairrão Oleiro, Marta Lourenço, Rita Macedo e Rui Parreira.

A Revista de Museus é anual, impressa e os números são temáticos. Se o primeiro número focou a relação entre os museus e o turismo (Dez. 2018) para este segundo número a escolha recaiu sobre museus e sociedade digital, uma temática que mais recentemente parece suscitar especial interesse, quer no campo das publicações, quer na realização de debates e conferências.

Capa da revista
Capa da Revista de Museus (RM) número 2

O artigo agora publicado apresenta os resultados da pesquisa do projeto Mu.SA, com particular foco sobre a situação actual dos museus portugueses face aos desafios da era digital, e fez parte da investigação realizada no âmbito do projecto Mu.SA – Museum Sector Alliance (2016-2019) pela equipa do ICOM Portugal.

A RM: Revista de Museus pode ser adquirida no seguinte link.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.