Destaques

Museus para uma sociedade sustentável - Dia Internacional de Museus 2015

pub: 19 de Novembro de 2014

Museus para uma sociedade sustentável - Dia Internacional de Museus 2015

"Um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas de todo o mundo, é a adaptação a novas formas de viver e a um desenvolvimento que respeite os limites da natureza. Esta transição para uma sociedade sustentável requer a procura de novos métodos de pensar e agir. Os museus desempenham um papel fundamental nessa transição, promovendo o desenvolvimento sustentável e servindo como verdadeiros laboratórios para as melhores práticas. Os Museus contemporâneos devem tomar uma posição forte neste contexto e fazer ouvir a sua voz."

 

É com esta declaração que o ICOM introduz, no seu site oficial, o tema do Dia Internacional de Museus de 2015. O tema, bastante relevante e actual à semelhança dos anteriores, pretende alavancar, uma vez mais, o papel dos museus na discussão e chamada de atenção para uma utilização mais eficiente dos recursos do planeta, para a cooperação entre diferentes países e regiões do globo e para o respeito necessário pela diversidade da natureza.

 

O objectivo principal é desenvolver, através dos museus, uma consciência geral para as consequências da actuação humana sobre o meio em que vivemos e o impacto que os actuais modelos económicos e sociais acarretam, a médio e longo prazo, para a nossa casa comum.

 

Poderão encontrar, através do sítio oficial do ICOM, o material promocional do Dia Internacional dos Museus 2015, que acontecerá, tal como sempre, a 18 de Maio.

 

Download de documento associado


« Voltar