Reunião de Inverno da direcção do CIDOC – Porto

Posted by on Fev 1, 2019 in Destaques, Notícias

Reunião de Inverno da direcção do CIDOC – Porto

Nos próximos dias 7, 8 e 9 de Fevereiro, terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a reunião de inverno da direcção do Comité Internacional para a Documentação (CIDOC) do Conselho Internacional de Museus (ICOM) da qual faz parte, como membro, o nosso colega Alexandre Matos.

O CIDOC é um dos 30 comités internacionais do ICOM, fundado em 1950, que tem como missão providenciar à comunidade museológica internacional boas práticas, normas e aconselhamento sobre a documentação em museus. Para tal conta com uma rede de diversos especialistas que estudam e trabalham diariamente com a documentação e gestão de colecções em museus de todo o mundo.

Nesta reunião de inverno, realizada todos os anos durante o mandato da actual direcção, são tratadas todas as questões, no âmbito das atribuições dos comités internacionais, relativas ao funcionamento normal do comité e dos seus grupos de trabalho, bem como é tratado um conjunto de tarefas específicas como o planeamento da comunicação institucional do CIDOC, a organização de futuros eventos, como as conferências anuais, e a preparação de futuros projectos em conjunto com outros comités internacionais e nacionais do ICOM.

Além da agenda normal, este ano no Porto, será discutida para apresentação na próxima conferência anual, a visão estratégica do CIDOC para os próximos 10 anos relativamente à documentação dos museus e ao posicionamento do comité, face ao trabalho que tem vindo a desenvolver e ao estado da arte dos processos, técnicas e tecnologias disponíveis para a documentação e gestão de colecções em museus.

Realçamos a importância da discussão destas matérias e saudámos a oportunidade desta discussão ser feita em Portugal e na Faculdade de Letras do Porto que tem uma tradição relevante no ensino da museologia.

A direcção do ICOM cumprimenta os colegas que fazem parte do CIDOC e deseja-lhes uma jornada de trabalho bem sucedida.

Aproveitamos ainda, para relembrar a todos os membros, a importância da participação nos comités internacionais, através dos quais podemos e devemos aprender e partilhar a nossa experência. A participação num comité internacional é simples, basta escolher através do site do ICOM (são necessárias as credenciais de membro) o comité da sua preferência.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Reunião de Inverno da direcção do CIDOC - Porto | Mouseion - […] por último salientar, todo o apoio que o ICOM Portugal deu, no seguimento do esforço que tem vindo a…
  2. Comité do Conselho Internacional de Museus reúne na FLUP « Notícias UP - […] Mais informações aqui. […]
  3. Reunião de Inverno do CIDOC na FLUP | ICOM Portugal - […] reunião, tal como já havíamos informado, o CIDOC costuma tratar de assuntos regulares de administração do comité, como por…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.