Cedência de colecção Rainer Daehnhardt ao grupo hoteleiro Vila Galé – pedido do ICOM Portugal à DGPC

Posted by on Fev 24, 2020 in Destaques, Notícias

Cedência de colecção Rainer Daehnhardt ao grupo hoteleiro Vila Galé – pedido do ICOM Portugal à DGPC

O ICOM Portugal tomou conhecimento através da Diretora do Museu dos Coches da decisão de saírem peças deste museu para um hotel que irá ser instalado em dependências da Coudelaria Real de Alter do Chão, contra o que inicialmente estava previsto com a criação de uma pequena unidade museológica validada em termos técnicos pelo referido museu nacional.

Trata-se de um assunto sem precedentes, comparável ao que aconteceu com as Pousadas de Portugal, antes de privatizadas, as quais possuíam muitos objetos da coleção de museus que importa resgatar em muitos casos.

O ICOM Portugal enviou, a 3 de Fevereiro passado, para a ex-directora da Direcção Geral do Património Cultural, Arq.ª Paula Silva, um ofício a solicitar a inclusão deste assunto na agenda da próxima reunião da SMUCRI para que a discussão de um tema desta importância possa ser tão inclusiva quanto possível.

Além do assunto actual, importa também obter mais informação sobre os bens depositados nas antigas pousadas da ENATUR e a situação relativa aos bens depositados em embaixadas e ministérios.

A carta, então enviada à DGPC, pode ser consultada abaixo.

O ICOM Portugal não pode deixar de manifestar a sua preocupação neste assunto e espera que os pareceres técnicos e museológicos e o bom senso possam imperar na defesa e salvaguarda do património cultural nacional.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.