ICOM Portugal lança inquérito aos museus em tempo de Covid-19

Publicado por em Abr 24, 2020 em Destaques, Notícias

ICOM Portugal lança inquérito aos museus em tempo de Covid-19

Em consequência das medidas de confinamento social implementadas para conter a pandemia provocada pelo vírus Covid 19, os museus portugueses, à semelhança dos seus congéneres em todo o mundo, encontram-se encerrados. Procurando manter a comunicação com o público, muitos estão a utilizar recursos virtuais, reunindo pessoas, incentivando a criatividade, compartilhando experiências e oferecendo um renovado espaço para a valorização e fruição do património.

Todavia, encerrados ao público, os desafios colocados aos museus não se esgotam na comunicação digital e são muitos no presente e no futuro: a manutenção dos procedimentos de conservação das coleções e de segurança, a ausência de visitantes (e a sua provável forte redução nos próximos meses ou até anos), a situação profissional de muitos colaboradores, a perda desastrosa de receitas são apenas algumas das principais ameaças que enfrentam todos os que, de forma direta e indireta, trabalham nos museus.

Por outro lado, as formas de cumprir as atuais restrições impostas variam nos museus de acordo com a sua dimensão, o seu orçamento, a sua localização geográfica e a sua tutela. Os planos de contingência elaborados pela maioria já estão esgotados pelo encerramento quase total e está a chegar agora o momento de desenvolver planos para o regresso à atividade de portas abertas à comunidade.

Nesse sentido, o ICOM Portugal lançou, esta semana, um inquérito junto dos museus para melhor conhecer a realidade a nível nacional e avaliar as consequências desta crise pandêmica no tecido museológico português. O objetivo é conhecer detalhadamente as dificuldades atuais e futuras das instituições museológicas, poder apoiá-las e defendê-las junto das tutelas, face à situação de emergência que atravessam e irão continuar a atravessar nos próximos meses.

Os primeiros resultados serão apresentados no dia 18 de maio, data na qual se assinala anualmente o Dia Internacional dos Museus, este ano com o tema Museus pela igualdade: diversidade e inclusão.

Mais informações: direccao@icom-portugal.org / info@icom-portugal.org

2 Comentários

  1. Ex.mos Senhores

    venho deste modo, solicitar a possibilidade de envio de um inquérito?

    Com os melhores cumprimentos

    Cláudia Baltazar
    (Museu Cargaleiro)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.