Inquérito à presença de património proveniente de territórios não-europeus nos museus portugueses

Posted by on Mai 29, 2021 in Destaques, Notícias

Inquérito à presença de património proveniente de territórios não-europeus nos museus portugueses

Numa perspetiva de conhecimento do património que temos à nossa guarda e enquanto país com uma história multissecular de contactos globais e aberto ao diálogo intercultural, o ICOM Portugal propõe um breve inquérito que visa perceber a presença de coleções e objetos extraeuropeus no contexto dos museus portugueses.

De modo a que possamos compreender a sua quantificação, distribuição pelo país, bem como o seu estado de conservação, estudo e inventariação, mas também o modo como este foram adquiridos/incorporados.

Num momento seguinte, propomo-nos contribuir para a melhor documentação destas coleções. Acreditamos que contribuiremos assim para o diálogo com os membros das diásporas originárias dos territórios representados nos museus portugueses, potenciando a sua inclusão nas estratégias de gestão e divulgação, abrindo simultaneamente caminho para parcerias internacionais.

Este inquérito, destinado às entidades museológicas públicas e privadas, pode ser preenchido e submetido até dia 15 de outubro. Os resultados serão divulgados nos Encontros de Outono 2021 do ICOM Portugal, a realizar no último trimestre e que serão dedicados ao tema.

Inquérito disponível neste link: Inquérito à presença de património proveniente de territórios não-europeus nos museus portugueses

Mais informações: info@icom-portugal.org

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que temos? O que faremos com o que temos? | Mouseion - […] Fica aqui a proposta do ICOM Portugal: […]

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.