Dia Internacional dos Museus, 2025-2027

Posted by on Jun 14, 2024 in Destaques, Notícias

Dia Internacional dos Museus, 2025-2027

No passado dia 12 de junho 2024, em reunião plenária do Conselho Consultivo do ICOM – International Council of Museums, órgão consultivo que reúne os Presidentes dos Comités Nacionais e Internacionais, das Alianças regionais e das Entidades afiliadas do ICOM, foi levado a votação o tema do Dia Internacional dos Museus para o biénio 2026-2027.

Foram eleitos os seguintes temas:

  • 2026: Museums uniting a divided World
  • 2027: Museums as Source of Innovation and Change

Recordamos que, em 2025, o tema será The Future of Museums in Rapidly Changing Communities, com foco em três subáreas temáticas principais:

  • Património Imaterial: a promoção do património intangível como fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro.
  • Juventude: o poder transformador dos jovens no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes de inovação, de cooperação, de desenvolvimento e crescimento económico, social e cultural.
  • Novas Tecnologias: a sua importância na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, enquanto espaços promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos.

The Future of Museums in Rapidly Changing Communities será o tema que presidirá à 27ª Conferência Anual do ICOM, que terá lugar no Dubai, em novembro 2025.

Por esta razão, o próximo número da Museum International, a publicar no verão de 2025, terá por tema Youth, Intangible Heritage and New Technologies in Museums. Tem chamada para artigos aberta até 7 de agosto 2024 e as contribuições propostas deverão contribuir para a reflexão dos profissionais de museus sobre estes temas. Para mais informação, consulte o site do ICOM.

Lisboa, 13 de junho 2024

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.