VI Encontro de Museus de Países e Comunidades de Língua Portuguesa

Local do Encontro – Museu do Oriente, Lisboa

O Museu do Oriente define-se como uma unidade museológica permanente, aberta ao público, tutelada pela Fundação Oriente, tendo por missão a valorização dos testemunhos quer da presença portuguesa na Ásia quer das distintas culturas asiáticas. Centrada nas colecções, a actividade do Museu do Oriente é complementada por outras iniciativas ligadas aos sectores da educação, da investigação, de formação e dos espectáculos, conferindo-lhe um estatuto de centro multidisciplinar.
O património museológico que constitui a base das exposições permanentes do Museu do Oriente divide-se, fundamentalmente, em duas grandes colecções: no piso 1, a exposição “Presença Portuguesa na Ásia”, é constituída por objectos artísticos e documentais reunidos ao longo dos anos pela Fundação Oriente, integrando, entre outras, várias peças de excepcional valor, como os biombos chineses e japoneses do século XVII e XVIII, peças de arte Namban, porcelana brasonada da Companhia das Índias, bem como um conjunto de peças relacionadas com as culturas dos Povos de Timor; no piso 2, a exposição “Deuses da Ásia”, apresenta, um representativo testemunho das artes performativas de toda a Ásia e das grandes mitologias e religiões populares de que essas artes são expressão através de variados exemplares como trajes, marionetas, máscaras, pinturas entre outros objectos rituais.


No dia 27 de Setembro, pelas 16h30, será oferecida pela Directora do Museu do Oriente uma visita guiada aos dois pisos que integram as exposições permanentes.


O Museu do Oriente apresenta ainda no piso 0 as exposições temporárias:
“Brinquedos e Jogos da Ásia”: reunindo peças do acervo do Museu do Oriente e de colecções privadas, esta mostra dá-nos a conhecer que muitos dos jogos e brinquedos tiveram a sua origem em países asiáticos como é o caso do xadrez e do ludo, inventados na Índia, do pião, reinventado na Coreia, ou do diabolo e do mikado, que são invenções chinesas.
Olhem para nós! – A nova geração de jovens artistas chineses”: exposição de arte contemporânea que contempla trabalhos de pintura, escultura, fotografia, vídeo e instalações. Um olhar de uma nova geração que lidando com as rápidas alterações sociais que se lhe impõem, tenta explorar os novos horizontes e responder aos desafios da sociedade.

 

RESTAURANTES:
No dia 26 de Setembro o Museu do Oriente tem à disposição dos visitantes a Cafetaria, situada no piso -1, onde são servidos não só snacks e refeições ligeiras, mas também refeições completas. Estará aberta excepcionalmente, nesta segunda feira, das 10H00 ás 15H00, para acolher todos os participantes que o desejarem.

Além da Cafetaria, no dia 27 de Setembro os participantes poderão optar também pelo Restaurante do Museu do Oriente, situado no piso 5, onde é servido um buffet variado.

Todos os participantes do encontro de Museus e Comunidades de Língua Portuguesa têm desconto de 10% nestes serviços.