26 de Janeiro de 2016
No âmbito da Conferência Geral do ICOM em Milão realiza-se um encontro sobre Ecomuseus e Museus Comunitários com um programa paralelo ao da conferência.
A Itália é o único país do mundo onde os ecomuseus se multiplicaram durante os últimos vinte anos: eles são agora reconhecidos pela lei em doze regiões ou províncias. Neste momento está a ser criada uma rede nacional para favorecer a cooperação e a solidariedade entre os ecomuseus existentes e acolher os novos.
Os ecomuseus italianos fizeram igualmente a redação de um texto comum chamado “Manifesto” ou Agenda 2016, que resume a experiência acumulada nesta rede. Este texto tornar-se-á um documento permanente, evolutivo, que reflectirá os aspectos teóricos e práticos da construção colectiva do movimento ecomuseal na Itália.
Os ecomuseus italianos desejam aproveitar a ocasião da Conferência de Milão e da presença na Itália de tantos profissionais de museus para convidar todos os participantes interessados para um programa especial de debates e de visitas, com a presença de vários colegas envolvidos em projetos comunitários de gestão do património no contexto do desenvolvimento local: ecomuseus, museus comunitários, museus locais portadores de estratégias de territério e de mobilização comunitária.
O objectivo deste programa é compartilhar a experiência acumulada, as questões em aberto, as expectativas, as dificuldades que enfrentam e também promover a realização de intercâmbios no futuro. A rede de ecomuseus da Lombardia, região cuja capital é Milão, está encarregada da organização deste programa com uma ligação directa ao Comité de Organização da Conferência Geral do ICOM o qual já ofereceu a sua ajuda e os meios materiais para as actividades programadas.
O ICOM Portugal saúda esta iniciativa dos colegas Italianos e divulga-a com o objectivo de promover a participação de museus e profissionais portugueses em mais esta importante iniciativa paralela à Conferência Geral do ICOM onde todos devem estar presentes.
Para obter mais informações sobre o programa e inscrição consultem o seguinte documento (PDF em Português) disponibilizado pela organização.
pub. 26 de Janeiro de 2016
« voltar