2 de Agosto de 2016
O Túmulo dos Sacerdotes de Ámon, também conhecido como Bab el-Gassus, é o maior achado encontrado intacto no Egipto. Neste túmulo colectivo foram encontrados, em 1891, as múmias de 153 sacerdotes e sacerdotisas de Ámon, que viveram na XXI dinastia (c. 1069-945 A.C.). Apesar da extraordinária riqueza deste achado, a sua subsequente dispersão por 17 países contribuiu para o seu quase total esquecimento.
125 anos após esta sensacional descoberta, o Gate of the Priests Project tem a honra de organizar, com a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa e a Universidade Católica, o Colóquio Internacional Bab el-Gasus in Context.
Nos dias 19 e 20 de Setembro, a Fundação Calouste Gulbenkian irá acolher uma vasta equipa internacional de historiadores, museólogos e arqueólogos que irá debater os avanços mais recentes no estudo deste riquíssimo espólio, do qual uma parte se conserva na Sociedade de Geografia de Lisboa.
Para inscrição e informações, aconselha-se a consulta do seguinte link: http://babgasusconference.weebly.com/registration–programme.html.
pub. 2 de Agosto de 2016
« voltar