O ICOM é a maior organização internacional de museus e profissionais de museus dedicada à preservação e divulgação da património natural e cultural mundial, do presente e do futuro, tangível e intangível. Criado em 1946, o ICOM é uma organização não-governamental (ONG) que mantém relações formais com a UNESCO e tem estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.
Sendo uma organização sem fins lucrativos, o ICOM é sobretudo financiado pelas quotas pagas anualmente pelos seus membros. É igualmente apoiado por vários organismos governamentais e outros. Uma parte significativa do programa da UNESCO para os museus é implementada pelo ICOM.
O ICOM tem sede em Paris, onde se encontra igualmente sediado o Centro de Documentação UNESCO-ICOM.
Site do ICOM Internacional
O Plano Estratégico do ICOM, adoptado pela sua Assembleia Geral, constitui um importante instrumento de implementação da missão do ICOM, servindo de orientação para o Secretariado, bem como para os Comités Nacionais e Internacionais.
As actividades e programas do ICOM pretendem dar resposta aos desafios e necessidades das profissões associadas aos museus, particularmente nas seguintes áreas:
– cooperação e intercâmbios profissionais
– sensibilização e divulgação dos museus
– formação profissional
– promoção da ética profissional dos museus
– preservação do património e combate ao tráfico ilícito da propriedade cultural
Estatutos
Código Deontológico
Plano Estratégico (versão inglesa)
Caso seja um profissional de museu e esteja interessado em tornar-se membro, clique aqui.