Jornadas da Primavera. O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação. 3 de junho 2025
Em 2025, o Dia Internacional dos Museus explora o tema do “Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação”, sublinhando como os museus podem contribuir para o desenvolvimento das comunidades, num mundo marcado por profundas mudanças sociais, tecnológicas e ambientais.
Os museus são mais do que espaços de preservação. São agentes ativos na formação de comunidades sustentáveis e inclusivas. Alinhado com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o tema recorda-nos como os museus apoiam as economias locais ao criar oportunidades de emprego e oferecer programas educacionais que empoderam as comunidades e como os museus, ao fomentar a criatividade e abraçar os avanços tecnológicos, impulsionam a inovação e melhoram a acessibilidade, a inclusão e a participação.
Em suma, o tema o futuro convida-nos a pensar os museus como agentes dinâmicos, adaptáveis e profundamente enraizados nas necessidades sociais do presente e das mais variadas comunidades.
PROGRAMA
MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL E DA CIÊNCIA
ANFITEATRO MANUEL VALADARES – 3 DE JUNHO 2025
9h00 – Recepção dos participantes
9H30 – O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação │ David Felismino (ICOM Portugal)
10h00 – Honrar os antepassados através do património cultural. As visitas participadas do coletivo Tributo aos Ancestrais às coleções do MUHNAC – ULisboa │ Marta Lourenço (MUHNAC-ULisboa), Aristóteles Kandimba (Tributo aos Ancestrais), Manuel Dias dos Santos (Tributo aos Ancestrais)
10h30 –Museu na Aldeia: comunidades que partilham são comunidades do futuro │ Raquel Gomes (Museu na Aldeia), Gabriela da Rocha (Museu na Aldeia)
11h00 – Pausa Café
11h30 – De ‘Unhas Negras’ a património: uma ligação com história(s) │ Tânia Reis (Museu da Chapelaria de São João da Madeira)
12h00 – Museus, interioridade e novas mobilidades: o “Projeto Memórias da Travessia”. A renovação das seivas da vida num território de acolhimento. Aproximação breve │ Pedro Miguel Salvado (Museu Arqueológico José Monteiro, Fundão)
12h30 – Debate
13h00 – Encerramento
INSCRIÇÕES
Entrada livre, mediante inscrição prévia para:https://forms.gle/bYvFJKT2TumDFoz89
RESUMOS E NOTAS BIOGRÁFICAS DOS ORADORES
RESUMOS E NOTAS BIOGRÁFICAS_O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida TransformaçãoDescarregar
MAIS INFORMAÇÕES
Definição: Museu
(Aprovada em 24 de agosto 2022. Tradução portuguesa do ICOM Brasil, ICOM Portugal)
Inglês:
https://icom.museum/en/resources/standards-guidelines/museum-definition/
Definição: Profissional de Museu
(Extraído dos Estatutos do ICOM, adoptados na 16ª Assembleia Geral do ICOM (Haia, Holanda, 5 de Setembro de 1989) e alterados pela 18ª Assembleia Geral do ICOM (Stavanger, Noruega, 7 de Julho de 1995) e pela 20ª Assembleia Geral do ICOM (Barcelona, Espanha, 6 de Julho de 2001) Artigo 2º: Definições
2. São profissionais de museu todos os membros do pessoal dos museus ou das instituições abrangidas pela definição do Artigo 2, (1), que hajam recebido uma formação especializada ou possuam experiência prática equivalente, em todas as áreas ligadas à gestão e às actividades do museu e pessoas independentes que respeitem o Código Deontológico do ICOM para os Museus e trabalham para os museus de acordo com o definido acima, como consultores ou profissionais, excluindo todos os que promovem e comercializam produtos e equipamentos necessários aos museus e aos seus serviços.
Francês:
https://icom.museum/definition_fr.html





