O ICOM – Internacional Council of Museums foi distinguido com o Prémio Organização Internacional, na edição 2023 dos Prémios APOM, promovidos anualmente pela Associação Portuguesa de Museologia.
O prémio foi entregue, em cerimónia organizada no Museu do Ar, no dia 26 de maio, por João Neto, Presidente da APOM, a Emma Nardi, Presidente do ICOM, em reconhecimento do trabalho de grande relevância do ICOM na promoção e defesa das áreas da Museologia e Património Cultural, em todo o mundo.
Criado em 1946, o ICOM é a maior associação de profissionais de museus na atualidade, com perto de 45000 membros, provenientes de mais de 140 países.
A APOM atribuiu ainda o Prémio Mérito Profissional na área da Museologia, que se destina a distinguir personalidades que se tenham destacado pela sua ação extraordinária no plano profissional, na área da museologia, com contributos decisivos na investigação, inovação e desenvolvimento de atividades que tenham promovido a museologia, as coleções, a preservação e divulgação do património cultural, a Mariana Jacob, Maria de Jesus Monge e Sofia Marçal.
Mariana Jacob, arqueólogo e museóloga, é Chefe da Divisão Municipal de Museus da Câmara Municipal do Porto e foi eleita Vice-Presidente do ICOM Portugal, para o triénio 2023-2026. Maria de Jesus Monge, Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, integrou de forma ininterrupta os orgãos sociais do ICOM Portugal entre 2001 e 2023, tendo sido Presidente (2020-2023) e ainda Vice Presidente do DEMHIST – Comité Internacional do ICOM para as Casas-Museus, entre 2008 e 2014. Sofia Marçal, museóloga e curadora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, foi Secretária do ICOM Portugal entre 2020 e 2023, sendo editora responsável do Boletim do ICOM Portugal, durante esse triénio.
O ICOM Portugal agradece publicamente à Associação Portuguesa de Museologia o reconhecimento do trabalho contínuo e relevante do ICOM Portugal e dos seus órgãos sociais, em prol da defesa e valorização do património cultural e dos seus profissionais.
Estes prémios são ainda representativos da intenção do ICOM Portugal reforçar o diálogo entre as várias associações nacionais de profissionais na área do património, em benefício de uma maior eficácia e unidade do setor da museologia em Portugal.
Comentários recentes