Já se encontra disponível, em língua portuguesa, a publicação Cultura e Desenvolvimento Local: Maximizar o Impacto – Um Guia para a Administração Local, Comunidades e Museus, desenvolvida conjuntamente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e pelo ICOM Portugal.
Este documento, lançado na sua versão original, em inglês, em 2018, fornece ferramentas para que administrações locais, museus e comunidades possam definir uma agenda conjunta de desenvolvimento local, que promova um futuro mais sustentável através da mobilização do poder transformador da cultura.
O Guia é organizado em torno de cinco temas principais: Desenvolvimento cultural e Educação; Desenvolvimento económico e inovação; Regeneração urbana e desenvolvimento comunitário; Inclusão, saúde e bem-estar; e Gestão museológica para o desenvolvimento local. Além disso, o Guia:
- Identifica opções políticas e indicadores de medição para ajudar governos locais e museus a aumentar o impacto do desenvolvedor no patrimônio cultural;
- Constrói um repositório de boas práticas;
- Sintetiza lições para políticas culturais e de turismo, emprego e formação, saúde, desenvolvimento de negócios, inovação e planejamento territorial;
Foi recentemente também disponibilizado pela OCDE, o estudo de caso piloto que aquela organização promoveu sobre o Museu de Lisboa, entre 2017 e 2019, decorrente da aplicação do Guia. O diagnóstico efetuado destaca o papel proativo do Museu de Lisboa, da sua entidade de tutela e de comunidades parceiras, no desenvolvimento e na inovação socioeconómica através de linhas de trabalho diversas e consistentes, indicando também áreas de potencial melhoria.
A versão portuguesa do Guia e o estudo sobre o Museu de Lisboa foram lançados no âmbito da conferência de apresentação do CISOC – Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais, realizada a 6 de dezembro de 2023 no ISCTE, em Lisboa. O CISOC é um novo instrumento de apoio ao planeamento e autoavaliação das organizações culturais, promovido pelo Plano Nacional das Artes, a DGPC, o Observatório Português das Atividades Culturais, em colaboração com o Museu de Lisboa e o ICOM Portugal.
Versão portuguesa do Guia:
Comentários recentes