+Digital Future: Competences for the Cultural Sector – Conferência Anual do Projecto Mu.SA

Posted by on Abr 3, 2018 in Arquivo de Eventos, Destaques, Notícias

+Digital Future: Competences for the Cultural Sector – Conferência Anual do Projecto Mu.SA

No próximo dia 18, vai decorrer, no Anfiteatro Nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Encontro Internacional +Digital Future: Competences for the Cultural Sector, no âmbito to Projeto Mu.SA_Museum Sector Alliance (http://www.project-musa.eu/) no qual o ICOM Portugal é um dos parceiros portugueses juntamente com a Universidade do Porto e a Mapa das Ideias.

Este evento é organizado pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, no âmbito do Projecto Mu.SA – Museum Sector Alliance (Erasmus+ KA2: Cooperation for innovation and the exchange of good practices – Sector Skills Alliances) que aproveitará a sua realização para celebrar os motes do Ano Europeu do Património Cultural (Património: onde o passado encontra o futuro) e do Dia Internacional dos Sítios e Monumentos (Património para as gerações).

A transformação digital afecta, como nunca, as instituições culturais e os museus, em particular. Diante desta mudança em larga escala, os museus procuram discutir e reflectir de forma profunda e interdisciplinar, a forma de adaptação a esta nova realidade que lhes permita uma evolução mantendo o seu papel fundamental no desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida que procuramos para a sociedade neste século. Neste sentido, pretende-se que a discussão neste encontro se centre nas competências exigidas ao museu, e aos seus profissionais, para realizar com sucesso essa adaptação e evolução

O projecto Mu.SA procura identificar essas competências e debelar a sua ausência nos museus, dando aos seus profissionais um conjunto de instrumentos, na forma de cursos online, formação especializada e em contexto de trabalho, que lhes permitam adquirir tais competências e prestar, no contexto digital, melhores serviços aos públicos destas instituições. Para discutir a forma de criação destas ferramentas, as metodologias a seguir e os modelos que permitirão a aquisição de competências digitais e transferíveis, os parceiros do projecto Mu.SA têm procurado ouvir a comunidade científica e profissional ligada aos museus, com o objectivo de responder assertivamente às necessidades que o sector tem. Foi assim nos anteriores dois encontros internacionais que o projecto já realizou em Roma e Atenas e assim será no encontro do Porto com a presença de Conxa Rodà, Ana Álvarez Lacambra, Francisco Barbedo, Luís Sebastian, Panagiota Polymeropoulou e Ricardo Queirós que nos darão uma visão ampla sobre o actual momento na área da cultura digital a nível internacional. Poderão encontrar todos os detalhes sobre estes convidados na seguinte página.

O ICOM Portugal será co-organizador desta conferência, juntando-se à Universidade do Porto e à Mapa das Ideias, com a mesma perspectiva com que aceitou a participação neste projecto, ou seja, contribuir de forma activa para o desenvolvimento de ferramentas que ajudem os seus membros e os profissionais de museus em geral a adquirir as competências que os ajudem a enfrentar os novos desafios que enfrentamos como comunidade.

Convidamos todos os profissionais de museus a marcarem presença no Porto, no próximo dia 18 de Abril, e lembramos que as instruções para a inscrição e informações gerais sobre o encontro se encontram disponíveis na página do mesmo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.