No próximo dia 28 de março, às 18h, vai ter lugar, no Palácio Nacional da Ajuda, a apresentação pública do dicionário online Quem é Quem na Museologia Portuguesa, uma iniciativa do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A Direção-Geral do Património Cultural associou-se a este projeto, mediante a celebração de um acordo de colaboração com o Instituto de História da Arte que permitiu a conclusão deste primeiro volume.
O Dicionário Quem é Quem na Museologia Portuguesa é uma publicação técnico-científica dedicada às principais personalidades dos museus em Portugal que exerceram atividade entre o século XVIII e os anos 1960. Os 189 autores constantes deste volume responderam a uma chamada pública e a sua seleção foi arbitrada por uma comissão científica que procedeu à revisão das 93 entradas agora disponibilizadas.
O caráter aberto e o acesso livre desta publicação digital permitirão um enriquecimento contínuo e a divulgação de novas biografias sobre personalidades da Museologia portuguesa, contribuindo para uma mais ampla compreensão da história dos museus e da Museologia.
O ICOM Portugal congratula as entidades promotoras e os autores dos textos desta nova publicação essencial para registar a história e algumas das principais personalidades da museologia portuguesa.
Comentários recentes