Espaços de Memória em contextos museológicos

Publicado por em Abr 3, 2019 em Arquivo de Eventos, Destaques, Notícias

Espaços de Memória em contextos museológicos

O seminário europeu Espaços de Memória em contextos museológicos, organizado pelo Paço dos Duques, pela Direcção Regional de Cultura do Norte, pelo ICOM Europa, DEMHIST, ICOM Portugal e DEMHIST Portugal, terá lugar em Guimarães, no Paço dos Duques, entre os dias 2 a 4 de Maio com o apoio das Câmaras Municipais de Guimarães e de Vila Nova de Famalicão.

A organização descreve o evento da seguinte forma:

Museus como Núcleos Culturais: o Futuro da Tradição

A Humanidade está em permanente evolução, enfrentando novos limites, equacionando as opções atuais e reagindo através de propostas inovadoras, a relação com a Memória e a Tradição acompanha esta permanente metamorfose.
O traço distintivo da raça humana é a capacidade de criar conhecimento e de o somar ao longo das gerações que se vão sucedendo. Esta característica assenta na Memória, apoiada na Tradição que conforma e enquadra as opções e ações humanas.

Os museus enfrentam o desafio constante de salvaguardar o passado e, simultaneamente, promover a compreensão da evolução de novos significados e interligações, contribuindo para a construção de um futuro melhor e mais inclusivo.
As sociedades atuais são globais, confrontando as instituições de memória com situações novas e inesperadas, mediando um equilíbrio difícil entre usos e costumes ancestrais e novas formas de viver o quotidiano.

O Homem é a medida de todas as coisas, a Sua residência (seja qual for o tamanho ou forma) permite perspetivas privilegiadas de todas as facetas da atividade humana.

O programa e demais informações podem ser consultados no seguinte documento (PDF) e as inscrições devem ser feitas através do e-mail icom.seminar2019@gmail.com.


Um Comentário

  1. Trabalho na Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.