O ICOM Portugal junta-se à celebração do Dia Internacional de Museus em Vila Nova de Famalicão com a participação de José Gameiro, membro da direcção, nas conferências Ser MuSeu.
Esta conferência é o evento que marca o início da programação do Dia Internacional dos Museus em Vila Nova de Famalicão. Numa parceria entre a Rede de Museus, o ICOM – Portugal e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP-DCTP / CITCEM). Com ela pretende-se refletir sobre o conceito de museu e partilhar a metodologia do Projeto Ser MuSeu que tem como objetivo (re)pensar as missões das 13 unidades museológicas da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.
A sessão, que se irá realizar na Sala da Assembleia Municipal da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, no próximo dia 16 de Maio, quinta-feira, terá o seguinte programa
17h00 Sessão de abertura
António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte
17h30 Pensar um novo conceito e uma nova definição de Museu, será preciso?
José Gameiro, Membro da Direção do ICOM – Portugal
18h00 Competências e atitudes para profissionais de museus, pensadores de sistemas e poetas de ação.
Ser MuSeu, (re)pensar as missões dentro da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão.
Alice Semedo, FLUP-DCTP/CITCEM
18h45 Lançamento do vídeo “Ser Museu”.
A rede de museus de Vila Nova de Famalicão organiza este ano, para celebrar o Dia Internacional de Museus, um conjunto extenso de iniciativas e actividades que podem ser consultadas na seguinte imagem (clicar para ampliar).
A noite dos museus terá também uma programação específica nas comemorações que o município dedica este ano aos museus.
Comentários recentes