UM NOVO OLHAR SOBRE AS COLEÇÕES. Documentar e Conservar │ Encontros de Outono 2020

Posted by on Jul 21, 2020 in Destaques, Eventos, Notícias

UM NOVO OLHAR SOBRE AS COLEÇÕES. Documentar e Conservar │ Encontros de Outono 2020

O património está necessariamente no centro de todos os projetos desenvolvidos nos museus sendo a conservação e o conhecimento dos acervos vetores transversais a todo o trabalho museológico.

O ICOM Portugal entendeu assim dedicar as Encontros de Outono 2020 a aspetos constantes, mas frequentemente menos visíveis: a história custodial dos objetos e as estratégias de conservação continuada.

A história custodial remete-nos para a constituição das coleções. O modo como muitos acervos foram sendo constituídos tem vindo a ser estudado e consideramos importante, à luz do Código Deontológico do ICOM e da necessidade de conhecer e divulgar circunstância e ações, aprofundar percursos e estratégias de divulgação e comunicação.

A conservação perpassa toda a atividade museológica e, face aos desafios sob variadas formas e perspetivas (novos e antigos suportes, novas e tradicionais técnicas, novas e velhas ameaças, …), necessitamos proporcionar aos profissionais o conhecimento de novas experiências e a informação sobre as melhores práticas.

Num formato original que combina sessões presenciais e sessões digitais, de livre acesso, os Encontros de Outono terão lugar na Casa de Camilo – Centro de Estudos, em Vila Nova de Famalicão, nos próximos dias 1 e 2 de outubro.

O programa detalhado destes Encontros, subordinados ao tema UM NOVO OLHAR SOBRE AS COLEÇÕES. Documentar e Conservar, será divulgado muito em breve.

Inscrições: info@icom-portugal.org , com indicação da modalidade de assistência (presencial ou digital) e, no caso dos membros do ICOM, o respectivo número.

6 Comments

  1. Muito boa tarde,

    Gostaria de saber como posso fazer para me inscrever no Encontro “um novo olhar sobre as coleções,Documentar e Conservar”.
    Podemos assistir on-line ou será só presencial?
    Atenciosamente.

  2. Gostaria de acompanhar as vossas atividades.

    Muito obrigado

  3. Olá!!!
    Gostaria de obter informações sobre o “um-novo-olhar-sobre-as-colecoes-documentar-e-conservar-encontros-de-outono-2020”

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.