DOMINO (DocumentandO Museu IberoamericaNO)

Posted by on Nov 29, 2020 in Destaques, Notícias

DOMINO (DocumentandO Museu IberoamericaNO)

O Comité Internacional para a Documentação do ICOM (CIDOC) constituiu um novo grupo de trabalho, DOMINO (DocumentandO Museu IberoamericaNO) com o objetivo de disseminar o trabalho do CIDOC pelos países e comunidades de línguas portuguesa e espanhola e, de forma mais abrangente, chegar a outros membros com um contexto cultural comum, servindo de ponte linguística para a partilha de conhecimento especializado com a comunidade internacional de profissionais de museus e documentação.

DOMINO tem como plano desenvolver uma rede de especialistas e de boas práticas na área de documentação em museus através da identificação, desenvolvimento e/ou atualização de normas relevantes nas línguas acima referidas, procurando assim uma harmonização no desenvolvimento da documentação de coleções na comunidade ibero-americana. Procurará ser também um elemento de disseminação da especialização nesta área criando uma agenda comum de questões a ser abordada ativamente pelas instituições nesta comunidade.

Alguns dos tópicos que guiarão as prioridades do grupo nos próximos anos serão:

  • Documentação de histórias e costumes tradicionais;
  • Documentação de itens digitais (born digital assets);
  • Documentação de coleções em pequenos museus rurais;
  • Políticas para apoiar a documentação de coleções;
  • Inventários nacionais e portais digitais;
  • Web semântica, Linked Data, dados abertos e iniciativas de dados abertos;
  • Experiências compartilhadas no uso de software livre para documentação de coleções e objetos.

O grupo terá na próxima conferência do CIDOC, a realizar online entre 7 e 10 de Dezembro próximo, o seu primeiro conjunto de atividades com um workshop, um painel de discussão e uma sessão do grupo de trabalho nas quais os interessados poderão participar de forma gratuita, sendo apenas necessário fazer o registo.

No dia 9, no painel dos Comités Nacionais, entre as 17h30 e 19h30 (hora de Lisboa, o ICOM Portugal, no âmbito da colaboração com este projeto e da conferência anual, fará a apresentação geral da situação da documentação em museus em Portugal.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.