Conferências Digitais sobre as recomendações para os Museus no Futuro – 2021

Posted by on Dez 7, 2020 in Destaques, Notícias

Conferências Digitais sobre as recomendações para os Museus no Futuro –  2021

O Grupo de Projeto Museus no Futuro (GPMF), criado pela Resolução de Conselho de Ministros nº 35/2019, de 18/02, e nomeado por Despacho da Ministra da Cultura, de 3/05/2019, desenvolveu, ao longo de um ano, um trabalho de análise, diagnóstico e elaboração de propostas para os museus e monumentos nacionais no futuro que resultou num relatório final, tornado público em novembro de 2020.

Este trabalho com incidência nos Museus, Palácios e Monumentos dependentes da Direção-Geral do Património Cultural e das Direções Regionais de Cultura, visa a apresentação de recomendações e de propostas para estas entidades museológicas e patrimoniais, a curto prazo, mas também tendo o horizonte temporal dos próximos 10 anos.

As recomendações foram agregadas em cinco eixos temáticos seminais que interessam, todavia, à gestão e práticas de todo o tecido museológico nacional: Gestão de Museus, Redes e Parcerias, Transformação Digital, Gestão de Coleções, Públicos e Mediação.

A Comissão Nacional do ICOM, que acompanhou de perto os trabalhos do GPMF, promove, on-line (ZOOM) nos próximos meses de janeiro e fevereiro de 2021, 5 sessões de debate em torno dos 5 eixos temáticos identificados pelo GPMF. Cada sessão terá como convidado um dos membros do GPMF, um orador convidado especialista na matéria, e um moderador, abrindo-se a discussão a todos os participantes inscritos.

13 JAN 2021 – 18h00 – REDES E PARCERIAS

Clara Camacho │ Mariana Jacob │Dália Paulo

20 JAN 2021 – 18h00 – TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Ana Carvalho │ Helena Barranha │ Alexandre Matos

27 JAN 2021 – 18h00 – GESTÃO DE COLEÇÕES

Inês Ferro │ Marta Lourenço │ Isabel Fernandes

3 FEV 2021 – 18h00 – PÚBLICOS E MEDIAÇÃO

Sara Barriga │ Inês Câmara │ David Felismino

10 FEV 2021 – 18h00 – GESTÃO DE MUSEUS, PALÁCIOS E MONUMENTOS

José Varejão │ Manuel Bairrão Oleiro │ Maria de Jesus Monge

Inscrições encerradas

As Conferências terão difusão em direto no Facebook do ICOM Portugal e serão, posteriormente, disponibilizadas no YouTube

Foto: MUHNAC – project by P06 studio © João Morgado

One Comment

  1. Excelente propuesta para estos tiempos en que la pandemia ha distorsionado tanto todo el quehacer social y cultural entre otros… cómo seguir? …

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.