TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – Conferência digital em torno das Recomendações do Grupo de Projeto Museus no Futuro

Posted by on Jan 22, 2021 in Destaques, Notícias

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – Conferência digital em torno das Recomendações do Grupo de Projeto Museus no Futuro

Em 2021, o ICOM Portugal promove 5 debates online em torno das recomendações do Grupo de Projeto Museus no Futuro (disponíveis para consulta aqui: https://bit.ly/2K3wLNm).

O segundo, dedicado à TRANSFORMAÇÃO DIGITAL, no dia 20 de janeiro, teve como oradores convidados:

ANA CARVALHO

Investigadora de pós-doutoramento no Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora e membro do Grupo de Projeto Museus no Futuro (2019-2020). Doutoramento em História e Filosofia da Ciência, especialização Museologia e mestrado em Museologia (Universidade de Évora). Colaborou como investigadora principal no projeto internacional Mu.SA – Museum Sector Alliance (2016-2020) sobre os desafios da transformação digital para os museus. É uma das fundadoras da revista MIDAS – Museus e Estudos Interdisciplinares. A sua investigação tem-se centrado em temas do património, da história da museologia e da museologia contemporânea.

HELENA BARRANHA

Doutoramento em Arquitetura (Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto, 2008) e Mestrado em Gestão do Património Cultural (Universidade do Algarve, 2001). É Professora Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa e Investigadora no Instituto de História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa, onde integra o Grupo de Museum Studies e coordena o cluster de Arte, Museus e Culturas Digitais. Foi Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa, de 2009 a 2012, e Coordenadora do projecto unplace: um museu sem lugar, entre 2014 e 2015. As suas atividades de investigação centram-se atualmente no património cultural, na arquitetura de museus de arte contemporânea e nas culturas digitais, temas sobre os quais tem realizado várias conferências e publicações, tanto em Portugal como noutros países. É membro da Associação Acesso Cultura, do ICOM-Portugal e da Europeana Network. Association.

ALEXANDRE MATOS

Doutorado em Museologia pela Universidade do Porto. É Diretor do Departamento de Investigação e Formação da Sistemas do Futuro e Professor Afiliado do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É investigador do CITCEM, Editor no CIDOC e foi gestor do projeto Mu.SA em representação do ICOM Portugal. É membro do projeto SPECTRUM PT e responsável em Portugal pela divulgação e atualização da norma SPECTRUM.

TRANSFORMAÇÃO, TRANSIÇÃO OU INTEGRAÇÃO DIGITAL? Notas e reflexões de Alexandre Matos, no blogue Museion.pt, a propósito do debate.

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Transformação, transição ou integração digital | Mouseion - […] TRANSFORMAÇÃO DIGITAL – Conferência digital em torno das Recomendações do Grupo de Projeto Mu… - […] TRANSFORMAÇÃO, TRANSIÇÃO OU…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.