O PODER DOS MUSEUS – Jornadas da Primavera 2022

Posted by on Fev 24, 2022 in Destaques, Notícias

O PODER DOS MUSEUS – Jornadas da Primavera 2022

O Poder dos Museus, em consonância com o tema do Dia Internacional dos Museus 2022, é o mote das próximas Jornadas da Primavera do ICOM Portugal, no Palácio Nacional da Ajuda, no dia 14 de março 2022.

PROGRAMA

10h00

MARIA DE JESUS MONGE

Boas vindas e abertura

10H20

JOHN FALK

The Power of Museums is the Enhanced Well-Being they Create

The talk will focus on how museum professionals can better understand and explain the benefits created by museum experiences. Knowingly or not, the business of museums has always been to support and enhance the public’s personal, intellectual, social and physical well-being. Over the years, museums have excelled at this task, as evidenced by the almost indelible memories museum experiences engender. People report that museum experiences make them feel better about themselves, more informed, happier, healthier and more enriched; all outcomes directly related to enhanced well-being. Historically, benefits such as enhanced well-being were seen as vague and intangible, but Falk will describe how enhanced well-being, when properly conceptualized, can be defined and measured. The talk will conclude with suggestions for how these insights about well-being might be used as a strategy for helping museums better adapt to the rapidly changing and challenging times ahead.

11H00 Pausa Café

11H20

NUNO CRATO

O Poder dos Museus: Um cientista visita um museu

Uma visita a um museu, mesmo que a atenção se detenha apenas numa peça, pode despertar no visitante interrogações, ideias e conexões. Pode mesmo inspirá-lo a tentar criar algo. Nesta pequena palestra, relato uma visita a um respeitável instituto que tinha em exibição uma peça científica histórica. Essa visita intrigou-me e levou-me a estudar a história do objeto. Essa história ensinou-me muitas coisas que desconhecia e acabou por me despertar para uma ideia que, em conjunto com colegas estatísticos, levou à criação de um método novo de tratamento de dados.

12h00

PATRÍCIA REMELGADO

O Poder dos Museus: contributos para a transição digital

A experiência dos últimos meses, colocou-nos perante desafios improváveis, não só de ordem pessoal, mas também de carácter coletivo e que envolveram, inevitavelmente, as instituições culturais. O Património Cultural, nomeadamente os Museus e os Monumentos, viram as suas portas encerrarem ao longo de várias semanas, mas, também, muitas janelas virtuais se abriram, criando novas oportunidades de comunicação com os públicos, mesmo que num outro formato e utilizando novas ferramentas. O poder dos museus e dos seus profissionais em reagir perante uma situação extrema e, simultaneamente, inesperada é por todos reconhecida. Um pouco por todo o mundo, os museus promoveram iniciativas que, visaram, não só manter a sua ligação com os públicos, mas também incentivar a criação de dinâmicas participativas e colaborativas, procurando assim, manter a sua “pegada digital”. A experiência digital, efusivamente propalada ao longo dos últimos meses, assumiu-se como um importante instrumento de mediação, cuja relevância não se esgotou no período de confinamento, mas que assumiu durante este tempo um papel essencial: sublinhou a importância da transformação digital, não como um episódio esporádico, mas como um processo que se pretende estratégico e devidamente estruturado e onde a capacitação dos profissionais assume uma particular relevância.  O “Poder dos Museus” é o mote da edição de 2022 do Dia Internacional dos Museus, nomeadamente o papel que desempenham num mundo em mudança, a sua capacidade de adaptação e, simultaneamente, o seu carácter transformador junto da comunidade, contribuindo para a sua formação e lazer e, concomitantemente, promovendo a cooperação e a participação ativa e o desenvolvimento da identidade individual e coletiva. 

12H40

DEBATE

13H30

ENCERRAMENTO

Inscrição obrigatória: info@icom-portugal.org. A participação é limitada à lotação da sala.

3 Comments

  1. Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz

  2. Boa tarde,

    Não colocaram a hipótese de transmitir via facebook para quem não possa estar presente ?
    Obrigada e bom trabalho

  3. Boa tarde
    Haverá transmissão direta ou diferida do evento? Seria uma mais valia para os profissionais de Museus que não possam comparecer e tenham grande interesse nos contributos dos oradores. Obrigada

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.