26ª Conferência Geral do ICOM. Praga, 20-26 de agosto 2022

Posted by on Set 30, 2022 in Destaques, Notícias

26ª Conferência Geral do ICOM. Praga, 20-26 de agosto 2022

O ICOM reuniu-se em Praga, de 20 a 26 de Agosto, para a 26ª Conferência Geral. Mais de 2 000 participantes, provenientes dos 142 países e territórios onde está representado e 32 comités temáticos internacionais.

Juntos, inspirados pelo lema O Poder dos Museus, debatemos os grandes temas que fazem a agenda da atualidade: a sustentabilidade e a resiliência, a inclusão, ética e responsabilidade social, os desafios das novas tecnologias. 

Definimos e aprovámos um Plano Estratégico 2022-2028 e aprovámos uma nova definição de Museu. O ICOM demonstra assim a capacidade dos museus e seus profissionais para enfrentar os grandes desafios que se colocam a nível planetário, reforçando a importância do diálogo e do trabalho conjunto.

A vontade de alargar o número das línguas de trabalho continua a estar em debate, com o português entre o número das possibilidades. A tradução da nova definição de museu, aceite pelos comités nacionais do Brasil, Moçambique e Portugal, foi um esforço conjunto reconhecido e referido na Assembleia Geral.

A situação na Ucrânia, os esforços que estão a ser desenvolvidos para acompanhar e apoiar colegas e instituições foram objeto de vários painéis, designadamente a criação de uma Red List para o património ucraniano, à semelhança do que vem sido elaborado para outras situações de conflito. 

Portugal esteve representado por duas dezenas de membros e participou activamente nos trabalhos, nomeadamente através da apresentação de comunicações:

–          Aida Rechena, Coragem hoje. Abraços amanhã, apresentada no ICMEMO (International Committee for Memorial Museums in Remembrance  of the Victims of Public Crimes);

–          Ana Teresa Teves Reis, Play it forward – training the trainers in conservation risk management in Museum of Christian Art (Goa), ICOM CC (International Committee for Conservation) – Bolsa ICOM Portugal

–           Filipe Silva, Museological anxiety: perspectives on museums practice in Cape Verde, ICMAH (International Committee for Museums and Collections of Archaeology and History);

–          Manuel Furtado Mendes, Aplicação de materiais sustentáveis no espaço interior dos Museus, O exemplo do bambu, ICAMT (International Committee for Architecture and Museum Techniques);

–           Margarida Isabel Almeida, A salt plant in the middle of the University Campus – natural heritage as a collaborative ecosystem, UMAC (International Committee for University Museums and Collections) – Bolsa ICOM Portugal.

Durante a conferência foram apresentados os resultados do projecto HELP – Heritage Education New Web Formats And Free Licenses Opportunities For Dissemination, Co-creation And Open Data, desenvolvido em parceria pelos comités nacionais do ICOM Itália, Portugal e República Checa e o Grupo de Trabalho para a Sustentabilidade. Mário Antas falou em nome da participação portuguesa, designadamente sobre os MOOCs realizados no âmbito do projecto e que estão disponíveis on line. Todas as informações e resultados do projecto podem ser consultados.

Durante a Assembleia Geral realizaram-se eleições para os vários órgãos do ICOM, nomeadamente para Presidente, Emma Nardi, e para o Conselho Executivo, elegendo pela primeira vez um português, Luís Raposo. 

O ICOM Portugal irá procurar promover e participar em debates e conversas sobre os temas, sobretudo a divulgação e implicações da nova definição de museu, bem como a implementação do Plano Estratégico para 2022-2028. 

A próxima conferência Geral do ICOM realizar-se-á no Dubai, em 2025.

Maria de Jesus Monge, Presidente do ICOM Portugal

Setembro 2022

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.