Nova definição de Museu

Posted by on Set 30, 2022 in Destaques, Notícias

Nova definição de Museu

Depois de um longo processo de concertação, uma nova definição de Museu foi aprovada na Assembleia Geral Extraordinária do ICOM, em Praga, no dia 24 de agosto 2022.

A aprovação da nova definição obteve 92% dos votos dos participantes da Assembleia Geral extraordinária realizada na República Checa.

A definição passa a ser a seguinte em língua portuguesa (Tradução conjunta dos ICOM Brasil e Portugal) 

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o património material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades , os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento.”

No Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Revisão do Código Deontológico do ICOM para Museus – uma responsabilidade de todos! | ICOM Portugal - […] na contemporaneidade, a terceira revisão também alinhará o Código Deontológico com a nova definição de Museu, adotada em agosto…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.