Boletim ICOM Portugal, Série III, nº19, dezembro 2022

Posted by on Fev 5, 2023 in Boletim ICOM.PT, Destaques, ICOM Portugal, Notícias

Boletim ICOM Portugal, Série III, nº19, dezembro 2022

Profissionais de museu: que profissionais, que carreiras, que futuro? O tema deste Boletim é uma das razões de ser do ICOM. De forma recorrente regressamos ao que é ser profissional de museu, como cumprir e reflectir uma missão ambiciosa, exigente, mas que, apesar de todas as dificuldades, continua galvanizadora.

Hoje, como em outros momentos, sentimos que somos chamados a denunciar as insuficiências das estruturas em que estamos inseridos, também elas reflexo de momentos críticos para a sociedade em que vivemos.

Este Boletim apresenta-nos textos inspiradores, pelas experiências de vida de profissionais de referência, pela partilha de perspectivas de colegas estrangeiros e portugueses, pelo relato de projectos que desafiaram as dificuldades da distância física através do recurso à tecnologia.

Trazemos também uma proposta de qualificação e valorização dos profissionais de museu, construída com a generosidade dos que pensam a situação que vivem os museus em Portugal e procuram ajudar a construir uma alternativa.

Espelho das comunidades, os museus reflectem as grandes questões que nos desafiam. A nova definição de Museu, sufragada em Praga, mostra o caminho que nos propomos seguir, de crítica construtiva e abertura às novas exigências sociais e naturais que nos interpelam, de construção de conhecimento e trabalho conjunto em prol de sociedades mais justas. Sem cortes ou fracturas, com capacidade de escuta e diálogo, procurando a dimensão de bem estar sugerida para o Dia Internacional dos Museus 2023.

Mais que nunca precisamos de participar, discutir, envolver-nos em propostas, soluções, alternativas. Cada um dos membros da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM é chamado a agir, dos mais experientes aos que iniciam os primeiros passos nesta área, somos precisos TODOS, cada voz é essencial, cada contributo indispensável.

A força que pretendemos ter, a energia que nos anima, são evocados pelo generoso contributo de Pedro Cabrita Reis, que partilha connosco a sua Obra. A Pedro Cabrita Reis um obrigada reconhecido, a todos os que colaboram neste número e se associam na demanda de ideias sempre novas e inspiradoras, MUITO OBRIGADA.

Presidente do ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge

Índice

3. Editorial, por Sofia Marçal

11. Mensagem da Presidente, por Maria de Jesus Monge

14. Breves

21. Em Foco – Profissionais de museus – da reflexão à acção

Profissionais de Museus: que profissionais? que carreiras? que futuro?

Profissionais de Museus: Da reflexão à ação. Isabel Victor. Museóloga, Directora do Museu Sporting – Sporting Clube de Portugal.

Profesionales de Museos en España: un apunte a vuela pluma. Luis Grau Lobo. Director del Museo de León

Os saberes de antanho na gestão dos museus. Sílvia Moreira. Coordenadora do Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Romanian museums specialists today. Virgil Ștefan Nitulescu. Chair of ICOM Romania 

54. À Conversa com Graça Filipe – Entrevista realizada por Sofia Marçal

65. Homenagem a Cláudio Torres

76. Dossier especial – Museu Nacional do Teatro

Museu Nacional do Teatro. Como subiu o pano e o palco se iluminou. Vítor Pavão dos Santos. Ex-Director do Museu Nacional do Teatro.

93. Encontro Internacional do ICOM – Praga 2022

Ansiedade Museológica: perspetivas e práticas nos museus de Cabo Verde. José Filipe Pereira Neves da Silva. Centro Interdisciplinar de História Culturas e Sociedades (CIDEHUS), Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA), Universidade de Évora, Évora, Portugal

Aplicação de materiais sustentáveis no espaço interior dos Museus – o exemplo do bambu. Manuel Fortunado Mendes. Ph.D. em Museologia.

114. Encontros de Outono ICOM 2022 – Mértola

Profissionais de Museus, perfis e lideranças: realidades e ambições. Isabel Cordeiro. Secretária de Estado da Cultura.

Heritage literacy and socially responsible management/leadership. Darko Babic. Associate Professor, Chair of Museology and Heritage Management. University of Zagreb – Faculty of Humanities and Social Sciences.

Los profesionales de los museos en España. Origen y evolución.Desarrollo profesional y formación. Clara Nchama. Técnico de la Consejería Técnica de la Subdirección General de Museos (Ministerio de Cultura y Deporte)

Os quadros de pessoal dos museus municipais: análise sumária da situação na Rede de Museus do Baixo Alentejo. Lígia Rafael. Técnica Superior da Câmara Municipal de Mértola/Coordenadora do Museu de Mértola – Cláudio Torres e Membro do Grupo Coordenador da Rede de Museus do Baixo Alentejo; Doutoranda em História na Universidade de Évora/CIDEHUS.

146. Dossier Projecto HELP

Educação em Museus na Web – o Projeto HELP em Portugal. Filipa Leite. Técnica Superior de Museologia, Centro de Arte Alberto Carneiro, Câmara Municipal de Santo Tirso.

Participação do Património na Escola no projeto H.E.L.P. Lilia Basílio. Técnica Superior de História e Arqueologia, Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques / UOMPA/ DCT

Museums, sustainability and the digital knowledge common: reflections on the H.E.L.P. project. Morien Rees. Arquitecto e Museólogo.

Projeto H.E.L.P.: novas oportunidades de disseminação e cocriação. Ação de consultoria aplicada a museus portugueses. Patrícia Remelgado. Museóloga.

Projeto H.E.L.P (Heritage Education New Web Formats And Free Licenses Opportunities For Dissemination, Co-creation And Open Data). Inês Azevedo e Joana Mateus. Casa da Imagem.

177. Bolsas

O Poder dos Museus e o poder de uma conferência global. Margarida Isabel Almeida. Bolseira ICOM Portugal para participação na 26.º Congresso Geral do ICOM, Praga, 2022.

• Formação em gestão de riscos para a preservação de coleções. O Museum of Christian Art, Goa. Teresa Teves Reis. Cátedra City University Macau em Património Sustentável, Laboratório HERCULES, Universidade de Évora. Bolseira ICOM Portugal para participação na 26.º Congresso Geral do ICOM, Praga, 2022

185. Publicações

Para Leitura

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.