Eleições dos órgãos sociais do ICOM Portugal, 2023-2026

Posted by on Mar 27, 2023 in Destaques, Notícias

Eleições dos órgãos sociais do ICOM Portugal, 2023-2026

Realizaram-se, em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda, na segunda-feira 27 de março 2023, tal como anunciado previamente no nosso site, as eleições para os órgãos sociais do ICOM Portugal, para o triénio 2023 – 2026.

As eleições decorreram dentro da normalidade e foram seguidas da Assembleia Geral do ICOM Portugal na qual foi apresentado o balanço das actividades e o relatório de contas de 2022 pela Direção cessante do ICOM Portugal e, conforme previsto estatutariamente, empossada a nova Mesa da Assembleia Geral e a nova Direção do ICOM Portugal.

A nova Direção tem por Presidente, David Felismino (Museu de Lisboa, EGEAC) e Vice-Presidente, Mariana Jacob Teixeira (Câmara Municipal do Porto). São Secretários Roberto Leite (Direção-Geral do Património Cultural) e Nathália Pamio (Universidade Lusófona). Foi eleita Tesoureira Maria José Santos (Câmara Municipal de Penafiel).

Integram a Mesa da Assembleia Geral: como Presidente, Alexandre Pais (Museu Nacional do Azulejo); Vice-Presidente, Manuel Sarmento Pizarro (Associação Hagadá) e Secretário, Lígia Rafael (Câmara Municipal de Mértola).

O Conselho Fiscal é composto de dois vogais, Paula Menino Homem (Universidade do Porto) e Gonçalo de Carvalho Amaro (Museu de São Roque). É presidido por José Gameiro (Museu de Portimão)

O programa sufragado e as notas biográficas dos eleitos podem ser consultados na página da Lista A.

A todos os membros dos órgãos sociais que cessam agora o seu mandato, o ICOM Portugal agradece o empenho e dedicação durante estes últimos anos.

Órgãos Sociais Eleitos para o triénio 2023-2026. Da esquerda para a direita: Gonçalo de Carvalho Amaro, Nathália Pámio, Manuel Sarmento Pizarro, Mariana Jacob, David Felismino, Maria José Santos, Paula Menino Homem, Roberto Leite, José Gameiro.
Membros da anterior e da nova direção do ICOM Portugal após o ato eleitoral. Da esquerda para a direita: Manuel Sarmento Pizarro, Mariana Jacob, Nathália Pámio, Mário Antas, Gonçalo de Carvalho Amaro, Luís Soares, Mercedes Stoffel, Joaquim Oliveira Caetano, José Gameiro, Maria José Santos, Roberto Leite, Paula Menino Homem, Sofia Marçal. À frente: David Felismino e Maria de Jesus Monge.
Presidentes do ICOM Portugal com a Secretária de Estado da Cultura, Doutora Isabel Cordeiro. Da esquerda para a direita: David Felismino (eleito Presidente para o triénio 2023-2026), Natália Correia Guedes (1986-1989 e 1998-2001), Maria de Jesus Monge (Presidente, 2020-2023) e José Alberto Ribeiro (2014-2020)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.