MUSEUS, EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO. Dia Internacional dos Museus 2024.

Posted by on Jan 29, 2024 in Destaques, Notícias

MUSEUS, EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO. Dia Internacional dos Museus 2024.

Todos os anos, desde 1977, o ICOM organiza o Dia Internacional dos Museus, que representa um momento único para a comunidade museológica internacional.

O objetivo do Dia Internacional dos Museus (DIM) é sensibilizar para o facto de os museus serem um meio importante de intercâmbio cultural, de enriquecimento das culturas, bem como de desenvolvimento da compreensão mútua, da cooperação e da paz entre os povos. Organizado todos os anos no dia 18 de maio, ou por volta dessa data, há mais de 40 anos, os eventos e atividades planeados para celebrar o DIM podem durar um dia, um fim de semana ou mesmo uma semana inteira. Cada vez mais museus em todo o mundo estão a participar nesta celebração global: no ano passado, 37 000 museus em 158 países e territórios participaram no evento.

Dia Internacional dos Museus 2024 “Museus, Educação e Investigação”

O tema deste ano, “Museus, Educação e Investigação”, sublinha o papel fundamental das instituições culturais na oferta de uma experiência educativa holística. O dia apela a um mundo mais consciente, sustentável e inclusivo.

Os museus são centros educativos dinâmicos que fomentam a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Em 2024, o ICOM reconhece o seu contributo para a investigação, proporcionando uma plataforma para a exploração e a divulgação de novas ideias. Da arte e da história à ciência e à tecnologia, os museus são espaços vitais onde a educação e a investigação convergem para moldar a nossa compreensão do mundo.

Todos os anos, desde 2020, o Dia Internacional dos Museus apoia um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Em 2024, centrar-nos-emos em:

Objetivo 4: Educação de Qualidade – Assegurar uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Objetivo 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

Para o DIM 2024, o ICOM convida as pessoas a repensar a educação e a imaginar um futuro em que a partilha de conhecimentos transcenda as barreiras, em que a inovação se encontre com a tradição.

Junte-se ao ICOM para explorar a riqueza de conhecimentos que os museus oferecem e, em conjunto, construir um mundo mais informado e inclusivo.

RECURSOS

  • Cartaz oficial nas línguas oficiais do ICOM (inglês, espanhol e francês) disponível aqui.
  • Cartaz oficial evitável na Canvas disponível aqui.

2 Comments

  1. Sou professora de Artes Visuais e estou interessada nas iniciativas para o Dia Internacional dos Museus 2024.

  2. Sou Artista Visual e íntegro a equipa técnica do Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente’s e estou interessado nas iniciativas para o dia Internacional dos Museus 2024

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.