Boletim ICOM Portugal, Série III, nº 21, janeiro 2024

Posted by on Abr 1, 2024 in Boletim ICOM.PT, Destaques, Notícias

Boletim ICOM Portugal, Série III, nº 21, janeiro 2024

Em seu Boletim, intitulado Património Vivo, o ICOM Portugal associa-se à temática definida para o Jornadas Europeias do Património 2023 e reflete tanto iniciativas promovidas no seu contexto, quanto desdobramentos que este tópico nos provoca.

Convidamos especialmente a audiodescritora e autora de artigos, capítulos e livros publicados na área da acessibilidade cultural e comunicação inclusiva em museus, Desirée Nobre Salasar, para nos auxilidar a colocar Em foco a discussão sobre inclusão com responsabilidade e anticapacitista. Em seguida, apresentamos cronologicamente eventos construídos com o apoio do ICOM Portugal no segundo semestre de 2023, abrindo espaço para que seus organizadores nos contem sobre os mesmos. Trazendo também generosas contribuições de Ana Saraiva e María Auxiliadora Llamas Márquez sobre boas práticas no âmbito dos museus e dos patrimónios.

Esta edição compreende também um aprofundamento no conhecimento sobre o desenvolvimento de maquetas como instrumento para comunicar e contextualizar o património, através de entrevista realizada a Carlos Cabral Loureiro, desenhador/maquetista do Museu de Lisboa.

E em vias de promover o espaço democrático de voz e participação no ICOM Portugal, estão disponíveis os textos propostos por membros ICOM através da chamada para artigos. Estas chamadas são um movimento para que os membros possam dar-se a conhecer e para que possamos todos ter acesso a ações e investigações diversas e plurais, que chegarem até nós.

A artista multidisciplinar, Carla Filipe, enriquece capa e separadores com a sua obra concebida por meio da interligação permeável entre arte, cultura popular e ativismo. A artista que apropria-se de elementos e materiais múltiplos, instiga através do seu trabalho o pensamento sobre formatos intrínsecos de hierarquizações e manifestações de resistência. Na obra escolhida para a capa, que integra a exposição antológica “In My Language I am Independente” [Na minha língua, eu sou independente], exibida no Porto, em 2023.

Consideramos ainda importante destacar que as propostas de texto assinadas no corpo desta publicação exprimem democraticamente a opinião de seus autores, e, não necessariamente, a do ICOM Portugal ou deste Editorial. Esperamos que ideias, desde que expostas de forma ética, possam ser colocadas para que, assim, tenhamos a oportunidade de refletir, contestar/concordar e debater.


Caminhamos ávidos para o alargamento de atividades e convidamos a todas as pessoas a continuar a interagir, a propor e a buscar suporte neste que é a vossa Comissão Nacional.
Espero, particularmente, que este Boletim alcance ser uma das plataformas para este acesso.

Boa leitura!

Editorial Nathália Pamio Luiz

3. Editorial, por Nathália Pamio Luiz

13. Mensagem do Presidente, por David Felismino

16. Breves

• Assembleia Geral Extraordinária, novembro 2023

• Convocatória: Assembleia Geral – Sessão Ordinária

• Pedido de esclarecimento a respeito do Apoio de 34 milhões do Estado Português para o restauro e apetrechamento da Fortaleza de São Francisco do Penedo, em Luanda, e a construção do Museu da Luta de Libertação Nacional de Angola

• Revisão do Código Deontológico do ICOM para Museus

• Dia Internacional dos Museus 2024: “Museus, Educação e Investigação”

• Concurso para Diretor-geral do ICOM

• Criação de dois novos Comités Internacionais no ICOM: SUSTAIN e SOMUS-IC

• Prémio ICOM para Práticas de Desenvolvimento Sustentável em Museus

• Quotas membros individuais e institucionais 2024

• Inauguração do CETMOPA e Homenagem a Hugues de Varine

• Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E. e Património Cultural, I.P.

• Museus na transição para a democracia, 1974-1990

• Lembrar para não repetir

• Fundo Ibermuseos para a Proteção do Património

• Guia para um Recrutamento Inclusivo

26. Em Foco

• Do que falamos quando falamos em capacitismo nos museus?

Desirée Nobre Salasar

36. Eventos organizados com o apoio ICOM Portugal, 2023

• O Papel da Comunicação e Educação na relação dos museus com as suas comunidades

Mário Nuno Antas

• CISOC – Conferência “Impacto social: as pessoas no centro das organizações culturais” Súmula da conferência

Flora Maravalhas e Maria João Lima

50. Museus e património em tempos desafiadores

• A FESTA – PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023

Ana Saraiva

• Museos y comunidades en tiempos desafiantes: el caso español

María Auxiliadora Llamas Márquez

69. À Conversa com Carlos Cabral Loureiro – Entrevistado realizada por Nathália Pamio Luiz e Maristela Santos Simão

• A Maqueta como instrumento para comunicar e contextualizar o património.

79. Espaço – Lugar de escuta e reflexão para membros associados

• Outro(s) Lugar(es)

Andreia Dias e Susana Gomes da Silva

• The Importance of Social Media in Museum Education and Outreach: A Case Study of the Uffizi Gallery Official TikTok Account

Bárbara Silva

• Colecionar desafios: Particularidades na definição da Política de incorporação do Museu Benfica – Cosme Damião

Diana Fragoso, Ângela Ferraz, Bárbara Campos Maia e Maria Inês Mata

• Contemporary art – a tool for an inclusive and regenerated museology

Marta Jecu

• O “Efeito Depot” e o Voyeurismo Museológico: um novo edifício do Museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdã

Denise Pollini

127. Publicações

135. Bolsa ICOM Portugal e Chamada para artigos

Boletim ICOM Portugal, Série III, nº 21, janeiro 2024Descarregar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.