Tal como nos anos anteriores, o ICOM celebrará, em 2020, o Dia Internacional dos Museus. Deixamos abaixo a tradução do texto publicado no site do ICOM sobre a celebração e tema do DIM no próximo ano.
Todos os anos desde 1977, o ICOM organiza o Dia Internacional dos Museus, um momento único para a comunidade internacional de museus.
O objectivo do Dia Internacional dos Museus (DIM) é chamar a atenção sobre o facto de que “os museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”. Organizado em 18 de maio de cada ano, os eventos e atividades planeados para comemorar o Dia Internacional dos Museus podem durar um dia, um fim de semana ou uma semana inteira. O DIM foi comemorado pela primeira vez há 40 anos. Em todo o mundo, cada vez mais museus participam nesta celebração. No ano passado, mais de 37.000 museus participaram neste evento em cerca de 158 países e territórios.
Dia Internacional dos Museus 2020: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”
Capacitar a diversidade e a inclusão em nossas instituições culturais
O potencial dos museus de criar experiências significativas para povos de todas as origens é central para seu valor social. Como agentes de mudança e instituições confiáveis, não há tempo como o presente para os museus demonstrarem a sua relevância, ligando-se construtivamente às realidades políticas, sociais e culturais da sociedade moderna.
Os desafios da inclusão e diversidade e a dificuldade de lidar com questões sociais complexas em ambientes cada vez mais polarizados, embora não sejam exclusivos de museus e instituições culturais, são importantes, devido à alta reputação dos museus no seio da sociedade em que vivemos.
Uma expectativa crescente do público por mudanças sociais catalisou uma conversa sobre o potencial dos museus para o bem social na forma de exposições, conferências, apresentações, programas educacionais e outras iniciativas. No entanto, há ainda muito a fazer para superar a dinâmica de poder que pode criar disparidades dentro dos museus e entre museus e seus visitantes.
Essas disparidades podem estar relacionadas a muitos tópicos, incluindo etnia, género, orientação e identidade sexual, formação socioeconómica, nível de educação, capacidade física, afiliação política e crenças religiosas.
Com o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, o Dia Internacional dos Museus 2020 tem como objetivo tornar-se um ponto de encontro para celebrar a diversidade de perspectivas que compõem as comunidades e o pessoal dos museus, além de promover ferramentas para identificar e superar preconceitos através do que expõem e das histórias que contam.
Para abrir o apetite para os festejos do próximo ano, deixamos aqui o vídeo que o ICOM partilhou na sua página
One Comment
Trackbacks/Pingbacks
- XXIV – Museus Portugueses e Igualdade? (O Lugar de Portugal no Mundo VIII) – Museu Educação Diversidade - […] a regra) a questão da igualdade é talvez mais controversa. A leitura da proclamação do ICOM (em https://icom-portugal.org/2019/12/19/dia-internacional-dos-museus-2020-museus-para-a-igualdade-divers… […]
“Dia Internacional dos Museus 2020: “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”
Capacitar a diversidade e a inclusão em nossas instituições culturais”
Em nossas instituições culturais?
Porque não “nas nossas instituições culturais”?