Voltamos a fechar…

Posted by on Jan 18, 2021 in Destaques, Notícias

Voltamos a fechar…

Após alguns meses de abertura condicionada ao cumprimento de exigentes normas de controlo de acesso, os museus estão de novo separados  do contacto direto com os visitantes.

O ano de 2020 não deixa boa memória. Durante o anterior confinamento, que aconteceu sem preparação prévia, os Museus procuraram estar presentes / fazer-se presentes através dos recursos digitais. Agora, mais preparados, continuarão seguramente esta aposta na comunicação à distância. Já percebemos que vai ser longo o caminho e que constrangimentos de todo o tipo: humanos, técnicos, financeiros… se irão acentuar.

Infelizmente, sem surpresa, os Museus partilham do desespero do tecido cultural perante o avolumar da falta de recursos, de perspetivas, de respostas. Sabemos que não é verdadeira a perceção pública de que os museus são uma área protegida desta voragem, vemos colegas com vínculos precários, prestadores de serviços, colaboradores em projetos, desesperarem à espera de tempos melhores.

O ICOM vai continuar a trabalhar com os instrumentos de que dispõe: conferências digitais, reuniões online, preparação para a reabertura dos Museus, que esperamos surja breve.

Chamamos assim a atenção para o recente anúncio da Ministra da Cultura relativo ao PROMUSEUS. Em 2019, o curto período para candidaturas resultou em propostas de valor inferior ao pacote financeiro disponível, pelo que sugerimos a todos que comecem desde já a pensar nas suas candidaturas.

Em 2021, ICOM Portugal não fará a habitual jornada de Primavera em março, mas em data posterior, a qual oportunamente anunciaremos. A Assembleia Geral será anunciada brevemente.

O tema do Dia Internacional dos Museus – O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar convida-nos a aproveitar este período de fechamento para pensar o futuro. Agora, como sempre, os museus têm de interpretar os sinais que se vão construindo à sua volta e promover a construção de uma sociedade que melhor sirva o ser humano; amanhã, aprendendo com o que fica para trás, há que construir mais e melhor.

Sempre os Museus se souberam adaptar às circunstâncias de cada época, aos desafios com que se foram deparando, e, estamos certos que este desafio que a Pandemia nos trouxe, vai ser vencido. Cuide-se, que nós, convosco, cuidaremos dos Museus!

A Direção da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM

17 de Janeiro 2021

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.