Exposição O PODER DOS MUSEUS – Paço dos Duques de Bragança – 6 de maio

Posted by on Abr 30, 2022 in Destaques, Notícias

Exposição O PODER DOS MUSEUS – Paço dos Duques de Bragança – 6 de maio

O Paço dos Duques de Bragança acolhe a exposição O PODER DOS MUSEUS a qual vem na sequência de um convite do ICOM Portugal a dois artistas plásticos, Isabel Almeida Garrett e Vasco Araújo que contribuíram com trabalhos seus para os boletins do ICOM de julho de 2020 e dezembro de 2021, respetivamente.

As esculturas do Vasco Araújo a as pinturas de Isabel Almeida Garrett  estão instaladas em várias salas do Paço dos Duques em diálogo com a coleção permanente. Obras que não se cruzam pois partem de paradigmas diferentes, do imaginário, da influência literária e teatral próprias de cada um dos artistas.

A intenção desta exposição é introduzir a Arte Contemporânea no  percurso expositivo do Paço contribuindo assim para promover a convivência das várias sensibilidades culturais potenciadoras de  conhecimento e da aproximação de diferentes públicos.

Os artistas convidados:

ISABEL ALMEIDA GARRETT 

Nasceu em Lisboa, em 1959. De 1986 a 1989 estuda Design de Moda no CITEX – Centro de Formação  
Profissional da Indústria Têxtil. Trabalha neste campo até 1998, ano em que lhe é concedida uma bolsa para estudar pintura no AR.CO – uma escola de Arte independente, em Lisboa, e desde então dedica-se a tempo inteiro à pintura. Em 2011 participa numa Exposição Coletiva na Galeria Quadrado Azul, em  Lisboa. Expõe individualmente em 2013 na Fundação Champalimaud em Lisboa e em 2014 no Palacete Visconde de Balsemão, com o apoio da Câmara do Porto. Em 2015 esteve representada na ArtGenève através da  SSArt. Em 2016 participa numa Exposição Colectiva na Bonhams, em Lisboa e individualmente na Casa-Museu Medeiros e Almeida. Em 2018, participa na Colectiva 9:6 da Ocupart também em Lisboa, seguindo-se em 2019 a mostra individual “A porta ao lado é aqui que eu moro” na   Casa-Museu Vieira da Silva e no laboratório do Museu Nacional da História Natural e da Ciência. FB: www.facebook.com/artistaisabelgarrett / IG: @isabelalmeidagarrett
 
VASCO ARAÚJO 

Nasceu em Lisboa, em 1975. Concluiu a licenciatura em Escultura pela FBAUL, frequentou o Curso   Avançado de Artes Plásticas da Maumaus em Lisboa. Integrou ainda programas de residências, como Récollets (2005), Paris; Core Program (2003/04), Houston. Em 2003 recebeu o Prémio EDP Novos Artistas, Portugal. Desde então tem participado em diversas exposições individuais e colectivas tanto nacional como internacionalmente: “Momento à parte”, MAAT – Fundação EDP, Lisboa, Portugal (2019); Vasco Araújo”, M-Museum, Leuven, Belgica, (2018); “Decolonial desires”, Autograph ABP, Londres, U.K. (2016); “Potestad”, MALBA – Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina.(2015) “Under the Influence of Psyche”, The Power Plant, Toronto (2014); “Debret”, Pinacoteca do   Estado de S. Paulo, S. Paulo (2013); “Eco” Jeu de Paume, Paris (2008); “Em Vivo Contacto”, 28º Bienal de S. Paulo, São Paulo (2008); “Experience of Art”; La Biennale di Venezia. 51th International Exhibition of Art, Veneza (2005); “The World Maybe Fantastic” Biennale of Sydney (2002), Sydney. O seu trabalho está publicado em vários livros e catálogos e  representado em várias coleções, públicas e privadas. Site: www.vascoaraujo.org
  

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.