Por ocasião do anúncio proferido por Sua Excelência a Ministra da Cultura para os cargos do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E e do Conselho Diretivo do Património Cultural, I.P., o ICOM Portugal apresenta as felicitações e votos de excelente desempenho nas tarefas que são confiadas aos novos dirigentes.
Na Museus e Monumentos de Portugal, Alexandre Pais será o Presidente do Conselho de Administração. O Património Cultural será presidido por João Soalheiro.
Permitimo-nos destacar a indicação de Alexandre Pais, profissional de museus de exceção, com um vasto currículo no domínio da Museologia, alicerçado em inúmeras qualidades pessoais e humanas, que integra os corpos sociais do ICOM Portugal, na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, desde 2023.
Uma palavra de reconhecimento para os dirigentes cessantes pelo trabalho desenvolvido num curto espaço de tempo, tanto na fase de transição no ano passado, como nestes últimos quatro meses da fase inicial de implementação e desenvolvimento dos respetivos projetos das duas novas entidades reguladoras. Agora interrompidas as suas funções, e não se tendo conseguido a estabilidade necessária à concretização dos objetivos traçados e o alcance de resultados efetivos, deixa-se assim por concluir, em ambas as novas entidades, a estruturação e a concretização de um conjunto alargado de procedimentos e mecanismos, fundamentais para a gestão dos equipamentos e das suas equipas.
Saudamos, em particular, Maria de Jesus Monge, Vogal do Conselho de Administração da Museus e Monumentos de Portugal, cujo empenho e profissionalismo colocou ao dispor dos museus, e a quem desejamos sucesso para os projetos futuros. Integrou os corpos sociais do ICOM Portugal entre 2001 e 2020, tendo sido Presidente do ICOM Portugal no triénio 2020-2023 e Vice-presidente do DEMHIST – Comité Internacional do ICOM para as casas-museu, entre 2008 e 2014.
Uma palavra final para a nomeação de Margarida Donas Botto, reconhecida profissional de museus e membro da Assembleia Geral do ICOMOS-Portugal, para a Direção do Mosteiro de Jerónimos e da Torre de Belém, com votos de bom trabalho no desempenho das novas funções.
Almejando a tão necessária estabilidade das Direções e das equipas para a concretização dos objetivos das recém-criadas Museus e Monumentos de Portugal e do Património Cultural, espera-se da parte da tutela que sejam garantidos os meios necessários à implementação dos mecanismos que agilizem os procedimentos e contribuam para uma efetiva concretização do bom funcionamento dos organismos e das suas equipas, em particular as dos museus, monumentos e palácios nacionais.
Se o atual momento disfónico contribui para uma grande instabilidade geral no meio dos museus e do património, conduzindo a mais uma etapa de necessária adaptação dos serviços e ao desânimo generalizado das equipas, espera-se que a muito breve trecho sejam dissipadas as dúvidas existentes em torno da operacionalização do funcionamento de ambas as entidades, da sua relação com os museus e com as equipas, dos novos objetivos traçados, do futuro da Rede Portuguesa de Museus e da execução do PRR. Espera-se igualmente que este novo ciclo traga maior transparência e um novo rigor nas contratações por parte das novas entidades gestoras, como parte da tutela, contribuindo desta forma para a valorização dos profissionais dos museus e do património cultural.
O ICOM Portugal aguarda, assim, com expectativa, o desenvolvimento desta nova etapa, desejando e esperando diálogo e cooperação com os novos dirigentes, em benefício dos museus portugueses e dos seus profissionais.
O Presidente do ICOM Portugal
David Felismino
28 de maio 2024
Versão para download
Sobre as novas nomeações_ICOM Portugal_FINAL_28.05.2024Descarregar
Comentários recentes