Quem somos

O Conselho Internacional de Museus (ICOM), criado em 1946, é a organização mundial dos museus e dos profissionais de museus. O ICOM dedica-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial. Com mais de 35 000 membros em 135 países, a rede do ICOM é formada por profissionais que abarcam um grande leque de disciplinas relacionadas com os museus e o património.

O ICOM é uma organização não-governamental (ONG), que mantem uma relação formal com a UNESCO e tem estatuto de órgão consultivo do Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

O ICOM fomenta normas de excelência no âmbito museológico, em particular através do Código de Deontologia do ICOM para os Museus, uma ferramenta que estabelece regras para os museus, incluídos os princípios básicos para a sua gestão, a aquisição e doação de coleções e as normas de conduta profissional. As atividades do ICOM incluem a luta contra o tráfico ilícito de bens culturais e o fomento da preparação e gestão em situações de emergência para proteger o património cultural mundial em caso de desastres naturais ou desastres causados pelo homem, tais como cenários de guerra.

Com o fim de levar a cabo as suas atividades, o ICOM está associado a entidades como o ICCROM, a INTERPOL, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual e a Organização Mundial de Fronteiras, para além de manter colaboração com a UNESCO. O Centro de Informação Museológica UNESCO-ICOM, criado em 1946, reúne o acervo mais completo de publicações do ICOM, incluindo Noticias do ICOM, as Listas Vermelhas do ICOM, as publicações dos Comités Internacionais e as atas das conferências.

O compromisso do ICOM com a promoção da cultura e o intercâmbio de conhecimentos é reforçado pelos seus 31 Comités Internacionais, os quais dedicam-se a uma grande variedade de especialidades museológicas e desenvolvem um trabalho de investigação avançada nos seus próprios campos de atuação e que beneficia a comunidade museológica. Os Comités Nacionais e Internacionais do ICOM, as suas Alianças Regionais e as suas Organizações Afiliadas realizam conferências e simpósios em todo o mundo sobre temas predefinidos, com vista a fomentar o intercâmbio entre profissionais dos museus de todas as nacionalidades. Além disso, o ICOM organiza todos os anos o Dia Internacional dos Museus, um evento mundial que se celebra a 18 de maio para sensibilizar o público sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade.

Como organização sem fins lucrativos, o ICOM financia-se fundamentalmente a através das quotas dos seus membros e do apoio de várias instituições, governamentais e de outra natureza:

  • UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura
  • ICCROM – International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property
  • IFLA – The International Federation of Library Associations and Institutions
  • ICA (CIA) – Conselho Internacional de Arquivos
  • ICOMOS – International Council on Monuments and Sites
  • ALECSO – The Arab League Educational Culture
  • MUSEDOMA – Museum Domain Management Association
  • WFFM (FMAM) – Federação Mundial de Amigos dos Museus
  • WCO – World Customs Organization
  • INTERPOL – International Criminal Police Organization

 

O ICOM Portugal

O Comité Nacional Português do ICOM, abreviadamente referido com ICOM Portugal é referido, em publicação do ICOM, como já existente no início da década de cinquenta do século passado e representa, no território nacional, a organização internacional a que é filiado.

Breve resumo do historial do ICOM Portugal

Agradecemos a todos qualquer contribuição que possam disponibilizar para enriquecer esta página de história da Comissão Nacional Portuguesa do ICOM.

*****************************

Elementos para a História da Comissão Portuguesa do ICOM – 15 Anos de Actividade, 1986-2001, por Natália Correia Guedes (PDF – 37 KB)