ICOM Internacional

O ICOM é a maior organização internacional de museus e profissionais de museus dedicada à preservação e divulgação da património natural e cultural mundial, do presente e do futuro, tangível e intangível.

Criado em 1946, o ICOM é uma organização não-governamental (ONG) que mantém relações formais com a UNESCO e tem estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

Sendo uma organização sem fins lucrativos, o ICOM é sobretudo financiado pelas quotas pagas anualmente pelos seus membros. É igualmente apoiado por vários organismos governamentais e outros. Uma parte significativa do programa da UNESCO para os museus é implementada pelo ICOM.

O ICOM tem sede em Paris, onde se encontra igualmente sediado o Centro de Documentação UNESCO-ICOM.

Site do ICOM Internacional

O Plano Estratégico do ICOM, adoptado pela sua Assembleia Geral, constitui um importante instrumento de implementação da missão do ICOM, servindo de orientação para o Secretariado, bem como para os Comités Nacionais e Internacionais.

As actividades e programas do ICOM pretendem dar resposta aos desafios e necessidades das profissões associadas aos museus, particularmente nas seguintes áreas:

– cooperação e intercâmbios profissionais

– sensibilização e divulgação dos museus

– formação profissional

– promoção da ética profissional dos museus

– preservação do património e combate ao tráfico ilícito da propriedade cultural

Estatutos
Código Deontológico
Plano Estratégico (versão inglesa)

Caso seja um profissional de museu e esteja interessado em tornar-se membro, clique aqui.