Dia Internacional dos Museus 2019

Posted by on Mai 7, 2019 in Destaques, Notícias

Dia Internacional dos Museus 2019

O ICOM seleciona anualmente para o Dia Internacional dos Museus um tema que está no centro das preocupações da sociedade. Este ano a reflexão centra-se no futuro dos museus e no seu papel central para o desenvolvimento da sociedade em todo mundo. O tema definido, a celebrar por todos na conferência trienal que se realizará em Kyoto, no Japão, é:

“Museus como centros culturais: o futuro da tradição”

Para esta reflexão, deixamos a tradução do texto que o ICOM publicou originalmente no seu site, em inglês, com o objectivo de apresentar o tema e suscitar as questões de todos os interessados.

O papel dos museus na sociedade está a mudar. Os museus continuam a reinventar-se na procura por se tornarem mais interativos, focados no público, orientados para a comunidade, flexíveis, adaptáveis ​​e móveis. São agora pólos culturais que funcionam como plataformas onde a criatividade combina com o conhecimento e onde os visitantes também podem co-criar, compartilhar e interagir.

Enquanto preservam suas principais missões – coleccionar, conservar, comunicar, investigar, expor – os museus transformaram as suas práticas para se manterem próximos das comunidades que servem. Hoje, procuram formas inovadoras de lidar com questões sociais contemporâneas e conflitos. Agindo localmente, os museus também podem defender e mitigar os problemas globais, esforçando-se para enfrentar proativamente os desafios da sociedade atual. Como instituições no coração da sociedade, os museus têm o poder de estabelecer o diálogo entre culturas, construir pontes para um mundo pacífico e definir um futuro sustentável.

Cartaz do Dia Internacional dos Museus 2019 - Versão Português
Cartaz DIM 2019

Sendo estas instituições cada vez mais centros culturais ou de cultura, estão também a encontrar novas maneiras de honrar as suas colecções, as suas histórias e os seus legados, criando tradições que terão novo significado para as futuras gerações e relevância para um público contemporâneo cada vez mais diversificado ao nível global . Essa transformação, que terá um profundo impacto na teoria e na prática dos museus, também nos obriga a repensar o valor dos museus e a questionar as fronteiras éticas que definem a própria natureza de nosso trabalho como profissionais de museus.

Ao mesmo tempo, um ponto focal para a comunidade e parte integrante de uma rede global, os museus oferecem uma plataforma para traduzir as necessidades e pontos de vista das comunidades locais num contexto global.

Como sempre, o ICOM Portugal, procura promover e suscitar o interesse dos seus membros a divulgar as informações através dos canais que tem ao seu dispor.

Assim sendo recomendamos a todos os museus e profissionais de museus a divulgação das iniciativas que programaram para o DIM 2019 e para a Noite dos Museus através da página que o ICOM Internacional dedica à divulgação de actividades no âmbito do Dia Internacional dos Museus.

Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus – Programas e Actividades

O programa de actividades em museus de todo o mundo, Portugal incluído, está disponível neste site do ICOM Internacional

O programa de actividades em museus portugueses está disponível neste site da DGPC.

Informação de divulgação do DIM 2019

Poster – em diversas línguas
Programação – sugestões do ICOM
Informação – Noite dos Museus

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.