Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano em 2021

Posted by on Dez 19, 2019 in Destaques, Notícias

Portimão será o palco do Prémio Museu Europeu do Ano em 2021

O Museu de Portimão vai ser palco, em 2021, do mais relevante evento anual de atribuição dos prémios “Museu Europeu do Ano”, da museologia europeia, o EMYA-“European Museum of the Year Award”.

É com enorme agrado que o ICOM Portugal partilha com os seus membros a notícia, com base na informação da notícia do Sul Informação, da entrega, em 2021, do prémio EMYA em Portimão.

Portimão, como Município de acolhimento do EMYA 2021, será oficialmente anunciado em Cardiff, capital do País de Gales, em 2 de Maio próximo, no decurso do EMYA 2020, o qual decorrerá no Museu Nacional do País de Gales, naquela cidade do Reino Unido.

A parceria agora estabelecida prevê que, em Maio de 2021, a “Conferência Europeia Inovação em Museus” e a “Cerimónia de Entrega dos Prémios Museu Europeu do Ano”, sejam dois importantes momentos do EMYA 2021 em Portimão.

Para estes prémios podem candidatar-se e inscrever-se, até Março de 2020, em https://europeanforum.museum/applications/, todos os museus europeus, dos 47 países pertencentes do Conselho da Europa, que foram abertos ou foram substancialmente renovados desde Janeiro de 2017, como potenciais candidatos a vencedores nas sete categorias de prémios, do quais se destacam o “Prémio Museu Europeu do Ano “e o “Prémio Museu Conselho da Europa”.

Desde que recebeu, em 2010, o Prémio “Museu Conselho da Europa”, o Museu de Portimão tem vindo a estabelecer uma estreita ligação europeia com o EMF-European Museum Forum.

Essa ligação tem-se mantido através da participação do seu diretor científico José Gameiro, desde 2011, como membro do Júri do EMYA, tendo mesmo exercido a presidência entre 2015 e 2018.

Em 2018, um outro acordo de parceria, entre o Município de Portimão e o European Museum Forum, permitiu a instalação da sede do secretariado do EMF e do seu arquivo histórico no Museu de Portimão e no seu Centro de Documentação.

Deste modo, é toda a história deste Prémio Europeu e a documentação das centenas de museus candidatos, nomeados e premiados, ao longo dos seus 42 anos da sua existência (1977-2019), que de Liverpool, Berlim e Milão virão para Portimão, onde serão organizados e preparados para posterior acesso público.

Fruto dessa parceria, foi também criado o Prémio “Museu Portimão”, uma nova categoria através da qual se pretende distinguir anualmente o museu mais acolhedor e acessível da Europa.

A primeira edição deste prémio foi atribuída ao Museu “SS Great Britain de Brunel”, de Bristol, durante a cerimónia de entrega dos prémios em 2019, na cidade de Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina.

O ICOM Portugal endereça os parabéns ao Munícipio de Portimão e encoraja todos os museus em Portugal e os seus profissionais a procurar a excelência e a obter o seu reconhecimento através destes prestigiados prémios.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.